segunda-feira, 28 de maio de 2012

Berenice,Bernadete, Beatriz.....

Oi oi:

De novo o tempo passou e eu abandonei minhas mensagens. 
 Estou me sentindo em falta com as pessoas que já vêm me acompanhando.
A gente se sente responsável!
Lembrando  a célebre  frase do Pequeno Príncipe:
" Tu és toujours responsable de ce que tu as apprivoisé".
Realmente parece que cativei algumas pessoas com minhas receitas e historinhas e elas andam sentindo falta dos escritos.

Quando aponto na piscina do Flu logo meus prezados seguidores e companheiros tricolores me perguntam pelo blog.
Meu nome, todos sabem. 
Também, pudera: um nome como o meu ou se aprende ou troca.
E como é diferente, me chamam de vários outros nomes: Bernadete, Beatriz....
BERENICE, já até me acostumei com ele.
Confesso que quando criança achava bem esquisito!
Foi escolhido pelo meu pai.
Segundo ele, Berenice era uma princesa grega famosa pela farta cabeleira e com toda boa intenção me colocou este nome achando que meus cabelos pudessem vir a ser iguais ao dela.
Doce ilusão!!!!
 Nasci com os cabelos lisos e finos iguais ao dele!
Quando era pequena mamãe fazia permanente que quase sempre não pegava.
A cabeleireira ia lá em casa e passávamos o dia todo com os bigudis no cabelo e aquele aroma de amônia para ficar com os cabelos encaracolados.
Hoje em dia usam formol para alisar!
Semelhante!
Só que no meu cabelo o permanente não pegava .
Uma vez dessas, a mamãe resolveu deixar enrolado até a noite para ver se fazia efeito.
 E fez!!!!!!!!!
Quando tiramos os bigudis meu cabelo estava todo ouriçado e não baixava nem com ferro de passar roupa!
Morri de vergonha para ir à escola!
Mas, como eu ia dizendo, desculpe por estar dando furo nas minhas receitas. 
 2012 tem sido meu complicado para mim e já estamos praticamente no meio do ano.

Prometo continuar com meu livro de receitas.

Para aproveitar sobras de arroz

Arroz de forno a mineira
2 xícaras de arroz
600 g de lingüiça fresca
3 colheres de margarina
Meio maço de couve cortada fina
1 xícara de queijo meia cura em cubos

Refogue o arroz e cozinhe, ou aproveite o da véspera.
Retire a pele da lingüiça e amasse com o garfo.
Aqueça o óleo e frite a lingüiça
Na mesma frigideira ferva 1/4 de xícara de água com a margarina, cozinhe a couve e misture ao arroz com a lingüiça.
Junte os cubos de queijo, coloque num refratário e leve ao forno para derreter o queijo.

Falando em refratário,  ontem depois do teatro fui ao Pão de Açúcar do Leblon.
Adorei a variedade de louças brancas, vários refratários, panelinhas.....!
Difícil resistir à tentação de comprar.
E o supermercado está lindo.
Entrei para procurar um lombo salgado, pois estava com vontade de comer um Cozido, mas não encontrei.
Fiz assim mesmo, só com a carne de peito, a linguiça e o paio. Ficou muito bom!

Para variar, um peixinho:

Namorado recheado

Temperar um namorado inteiro aberto por cima com cebola, endro, sal, pimenta e limão.
(É só pedir ao peixeiro para abrir pelas costas e tirar a espinha)
Faz se uma farofa com bastante cebola picada, manteiga e rodelas de banana.
Se gostar pode colocar azeitonas fatiadas.
Eu não uso, porque o HZ não gosta.
Recheia-se o peixe costurando pelas costas.
(tenha sempre na cozinha um carretel de linha grossa e uma agulha grande)
Leva-se ao forno para assar coberto de cebolas e num tabuleiro forrado com rodelas de batata, um pouco de margarina e vinho branco.

Acompanhe com arroz branco e batata palha.

Molho de salada com frutas

1 copo de requeijão
4 colheres de maionese
1 colher de mostarda
Sal
Fruta: manga, morango ou as 2 juntas.
Bater tudo no liqüidificador e no final juntar um pouco de cebolinha, só para picar.

Para me redimir de todas as minhas faltas,
vou colocar aqui a relação de 
idéias de salada que fiz para mim.

Como salada todos os dias como primeiro prato
( para diminuir a fome e comer menos)
 e nada pior do que chegar à mesa e encontrar sempre o mesmo alface murcho e tomate.

Um dia, sentei e comecei a inventar!

Seguem as idéias!

1- Rúcula, tomate picado temperado com azeite, sal, orégano, manjericão e lascas de queijo parmesão.

2- Repolho marinado no molho a campanha, feito com cebola, tomate, pimentão e vinagrete.
Cortar o repolho cru bem fininho, misturar ao molho e colocar na geladeira.
Eu, particularmente não curto muito o vinagre. 
No lugar dele uso gotas de limão.

3- Agrião, tomate e pimentão amarelos picados e temperados com sal, azeite e alecrim.

4- Agrião, rodelas de beterraba cozida e rodelas de kiwi.

5- Alface, cenoura ralada temperada com sal, 
azeite e alecrim.

6 -Agrião, beterraba cozida em cubos, 
pimentão amarelo e cebola.

7-Beringela grelhada, tomate, manjericão, muzzarela de búfala e alface Juliana.

8- Pepino ralado grosso com molho de iogurte temperado com cebola e tomate em quadradinhos em volta.

9- Frango desfiado, cenoura ralada, batata palha, milho em lata e maionese misturada com iogurte
(esta é para imitar o Gula Gula)

10- Abóbora madura em cubos com vinagrete de cebola ralada e alface americana.

11- Rabanetes, beterraba cozida e folhas de alface.

12- Alface frisée com fatias de beterraba cozida e molho de balsâmico.

13- Batata cozida, ervilha em lata, ovo picado e maionese de iogurte.

Uma coisa bem legal de se fazer, é cozinhar a batata,  passar no espremedor e levar à geladeira para endurecer. Não amassar !!!!!
Fica como um macarrãozinho!
Regando com azeite fica uma delícia!

14- Alface americana, kani e lascas de manga.
Faz sucesso aqui!

15- Alface, lascas de pêra, gorgonzola ralado e nozes.

Estas são as 15 primeiras.

Se a sua secretária for inteligente, destas ela pode criar outras.
Costumo explicar que para variar as saladas e só pensar nas cores.
Os legumes e verduras podem ser verdes, vermelhos, brancos e amarelos.
Se combinarmos as cores tudo vai dar certo. 
E podemos combinar os sabores também:
doces, suaves, ácidos, fortes.
Gosto muito de acrescentar frutas às saladas.
Morango, manga, maçã, kiwi, figo, etc
Não tenho variado muito nos molhos,
porque
a turma da salada daqui de casa gosta muito do Molho de catchup e tem sido este o carro chefe.

Uso aqueles copos de requeijão para fazer o molho.

1 dedo de azeite
2 dedos de catchup
1 dedo de balsâmico
1 colher de sopa de mel
Sal
Cebola ralada
Completo com água e agito.

Muito bom enfiar o dedo no copo para provar!!!!
Aí vou colocando o que sinto falta.
Tenho sempre cebola crua batida no liquidificador!
Adoro cebola! Para mim é a rainha dos temperos!

Faço também um molho de falsa maionese com legumes que fica muito gostoso.

1 batata cozida
1 cenoura cozida mais ou menos equivalente ao tamanho da batata
1 cebola crua
1 gema cozida
1 ovo cru
Azeite, sal.

Coloco tudo no liqüidificador e vou regando com azeite até ficar na consistência de uma maionese.
Fica ótima com legumes.

Quase nunca faço sobremesa.
Os magros não comem sobremesa!
Que ironia!
Portanto, como vivo querendo emagrecer, não faço.
Mas tenho algumas receitas antigas e bem calóricas!
Esta é fácil e de grande sucesso.


Sobremesa quente de chocolate

Fazer uma calda de Nescau com 14 colheres de sopa de Nescau, 4 colheres de leite e meio tablete de margarina.
Use 100g de Qualy, porque tem dado bom
resultado.
Colocar esta calda no fundo de um refratário.

Bater

6 claras em neve e juntar 12 colheres de sopa de açúcar. Bater até ficar brilhante
Colocar sobre a calda de chocolate e levar ao forno baixo para o suspiro ficar moreninho.

Já estou com água na boca porque hoje resolvi passar o dia sem comer açúcar.
Consegui.
Amanhã será outro dia e vou ver se consigo a mesma façanha.
Estou sempre querendo perder uns quilinhos e,
 tirando os doces, afino logo.
De fato, o açúcar é nocivo à saúde.
Depois de 3 dias sem ele a gente nem sente mais falta.
 Sempre gulosa e gostando de cozinhar, quase nunca me controlo.
Invento de fazer bolo só para lamber a vasilha.
Trauma de infância.
Não me deixavam lamber porque diziam que dava dor de barriga.
Não dá. Realmente não dá.
E até que uma dorzinha de barriga na hora certa é benvinda.
Ajuda a emagrecer.
Mas posso comer até pedra moída que não me faz mal.
E continuo pensando em comida!!!!
Espero em breve voltar com novas receitas.
Aproveitem! Comentem!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Caderno de Receitas

Mais uma vez repito a frase que mais se tem dito ultimamente:
O tempo voa!
Realmente andei sumida do meu blog!
Mais de um mês, me sentindo culpada por não ter coragem de escrever.
Graças a Deus, pipocaram vários trabalhos de decoração que me deixaram bastante ocupada, meu neto anda dando muito trabalho e para fugir do estresse, resolvi passar uma semana em Nova York, a cidade que eu amo.
Só mesmo para fugir e fingir que tudo está bem, porque na volta, cai a ficha e temos que enfrentar tudo de novo.
Mas pelo menos, revigorada por algumas comprinhas, passeios e dias sem preocupações com insegurança, trabalho, casa, etc.
Não tenho assistido muito à geladeira.
Aquela Michele que fazia muita coisa e não sabia aproveitar, foi embora e como já disse estou com outra.
Esta outra, ao contrário da Mi, não faz muita coisa para sobrar!
Ainda estou ensinando, mas confesso que sem muito entusiasmo.
A gente ensina, ensina , ensina e quando estão bem afiadas, vão embora.
Esta pelo menos parece que vai ficar por algum tempo.
Paguei no meu cartão o tratamento de dentes dela, para ela me pagar em 10  vezes. Estava precisando.
Pelo menos,
faz um feijão e arroz gostosos e sempre uma salada bonitinha.
Faz diferença!
Então, como sei que muita gente gosta das minhas receitas antigas que no fundo, no fundo, já vieram de outras pessoas, vou passar a colocá-las aqui.
Vou seguir a ordem do meu caderno,  ou seja desordem.
Anoto as receitas a medida que vou fazendo e dando certo.
Desde pequena persigo as pessoas para me darem receitas e assim, fiz uma boa coletânea.
Não posso ver um revista ou um livro de receitas.
Minha biblioteca culinária é vasta. 
Ganho também muitos livros de amigos e, confesso, sou viciada em cozinha.
Cozinhar pra mim cura qualquer mal ou mau humor.

A primeira receita do caderno é o Salmão da Eunice.
A Eunice era a cozinheira da Tia Maria Augusta.
Tia Maria Augusta era a melhor amiga da minha mãe, primas distantes e colegas de Colégio. 
Amizade verdadeira.
Ela teve 10 filhos maravilhosos e a mamãe só uma, eu....
Falavam-se todos os dias e quando a mamãe se foi, eu a adotei.
Nos falávamos quase que diariamente.
Muito sábia tinha sempre uma palavra de conforto e alguma saída para resolver qualquer problema.
Muito raramente eu almoçava com ela, mas quando ia era sempre um prazer.
Até nem sou muito fã de salmão fresco, mas este da Eunice eu comia com prazer , e passei a fazer aqui porque é muito simples e  o Heitorzinho e a Lou gostam muito.
A Receita
1 filé de salmão fresco, sem pele e sem espinhas
Colocar num tabuleiro e
temperar com meio copo de vinho branco, cheiro verde, um pouco de azeite, sal e pimenta.
Deixar neste tempero por pelo menos 2 horas.
Levar ao forno para cozinhar no mesmo tabuleiro em que ficou de molho.
Não deixar tostar. O salmão tem que ficar mal passado.
Quando estiver no ponto, tirar o peixe com cuidado para uma travessa.
Colocar o molho que ficou numa panela,juntar 1 lata de creme de leite e esquentar bem.
Derramar sobre o peixe e servir.

 Eu tinha muita aflição para fazer salmão ou mesmo preparar o salmão defumado.
 Ficava 3 dias e 3 noites sentindo cheiro de salmão em mim.
Agora, faço tudo com luvas de silicone. São uma maravilha. Compro na loja de uniformes do Cadeg a caixa com 100 luvas. Custa barato e dura na proporção que eu vou para a cozinha, óbvio!!!!!
Para tirar as espinhas do salmão, use uma pinça de sobrancelhas. Reserve uma só para isso.
A carne do salmão é macia. Aí você vai passando a mão e pelo tato sente onde elas estão.
Sirva com arroz branco, batatinha palha e uma saladinha.
Aliás, tem uma batatinha palha muito gostosa, já pronta: Elma Chips fina. 
É bom ter em casa para emergências.

Pode também acompanhar com um 

Soufflé de Batata doce

1 kg de batata doce cozida, espremida e batida com a colher de pau
250g de creme de leite fresco
4 gemas
1 xícara de nozes picadas
100g de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de parmezão ralado
4 claras em neve

Misturar todos os ingredientes e adicionar as claras em neve, incorporando delicadamente.

É delicioso e combina tão bem com carne quanto
 com peixe.

Como disse, meu caderno não tem ordem e a próxima receita é de Falso queijo Catupiry.
Pode parecer estranho, mas já me quebrou vários galhos na Fazenda, quando eu inventava de fazer camarão com Catupiry e não tinha o próprio!
Fica muito parecido.

Meio k de queijo Minas
1 litro de leite
100g de manteiga
6 colheres de sopa bem cheias de Maizena

Bater o queijo, o leite e a Maizena no liquidificador.

Derreter a manteiga numa panela, colocar a mistura batida e levar ao forno até engrossar.
Para fazer o camarão, refogo com cebola ralada na manteiga e abafo.
Vai dar água.
Junto o Catupiry e mexo.
Se sobrar, use para rechear empadas, pastéis ou fazer folhado de camarão, com a massa Arosa que já vem pronta.

Falando um pouquinho de Nova York, ressalto aqui as vieiras do Docks.
O Docks é um restaurante na 3a Avenida, penso que pouco conhecido dos brasileiros.
Especialista em frutos do mar e as vieiras....
hum as vieiras...
 só vendo para acreditar.
E, acreditem vendo a  foto do meu prato.



E, como sobremesa, mando uma receita que aprendi no ClubMed de Rio das Pedras.
Claro; aula de culinária, lá estava eu, colada no Chef,mesmo com aquele solão de janeiro lá fora.
Eu já tinha comido este bolinho de outra vez no Club Med de Trancoso e tinha ficado curiosa e apaixonada. Que sorte! Fizeram exatamente ele! Adorei.

Reine de Saba

Untar as forminhas de empada com manteiga e levar à geladeira para endurecer, antes de colocar a massa.

250g de Chocolate 1/2 amargo
250g de Manteiga
250g de claras de Ovos
250g de Açúcar
250g de castanha em pó

Misturar tudo e, colocar nas forminhas e levar ao forno por 10 a 15 minutos.


Amanhã espero poder continuar!
Aguardem!



sábado, 14 de abril de 2012

Sábado

Hoje foi sábado e tivemos o almoço de aniversário do Sr Júlio, avô do Fernando.
Um prazer estar com esta família!
Me fez lembrar meus almoços de domingo com papai, quando, desde 5a feira, ele já estava pensando no Menu de Domingo.
Hoje foi um Cassoulet! Delicioso! Com tudo a que se tem direito e, o mais importante, na companhia de pessoas super agradáveis, principalmente o aniversariante.
Completando 85 anos de disposição, força , energia e alegria de viver!
Quem dera chegássemos lá como ele!
Bem, mas como tinha o almoço, não me preocupei muito com o jantar.
Tinha feito um purê de batatas para o Heitor comer antes de sair (como sei que ele não come nada, tem que ir "forrado" para qualquer almoço), aproveitando para ensinar a nova aprendiz de cozinheira. Porque,ontem, foi uma catástrofe!
 Ela disse que sabia fazer purê e eu deixei por conta!
Moral!
 Ela fez o purê à moda "bananense", com cebola.
Já viram isso?
E já pensaram, Heitor comendo purê de batatas com cebola? Ia surtar!
Mas, neste Brasil gigantesco os costumes se diferenciam, e em Bananal, onde tínhamos a Fazenda (que no fundo não era só nossa) tem coisas exóticas.
Purê com cebolas, cachorro quente com salsicha e carne moída, farofa de ovo com ovo cozido!!!!
Então, aproveitei a manhã meio livre e resolvi  fazer aquele purê lisinho, fofo, macio!!!No capricho.
O segredo?
 Espremer a batata quente e levar ao fogo, mexendo com a colher de pau para secar a água.
Juntar bastante manteiga e continuar mexendo.
Depois juntar o leite quente.
Tive todo este trabalho e ele não comeu!
Preferiu os camarões fritos com casca, à sua moda.

Para minha surpresa, Helô, avó do Fernando, tinha preparado uma comidinha especial para ele
Purê de batatas com bife!

Eu, nem pensei em jantar, repeti 2 vezes o Cassoulet e ainda comi as 2 sobremesas!
Estou podendo!!!!!!!
Mas, Claudia e o pai, como sempre, estavam contando em JANTAR......
Tinha na geladeira um resto de milho verde e rapidinho fiz um creme de milho para ela.
Bati no liquifificador com leite e um pouco de farinha de trigo.
Refoguei cebola ralada num pouquinho de manteiga e misturei o creme batido.
Engrossei no fogo.
Poderia ter colocado um pouquinho de parmezão ralado, mas, pasmem, ela não come queijo!

E engraçado é que coincidentemente achou um namorado que também não come queijos!!!!!
Sinistro!
Mas os magros, além de serem magros, tem mais este privilégio de não gostarem de coisas engordativas. 
A Christiana, minha amada cunhada, amada mesmo, também não come queijo nem manteiga!
 E é magra e linda!
Uma vez, li numa revista que, andar com uma pessoa magra nos fazia ficar magra também!
 Quem disse??????
Ela sempre comeu bastante, comida!
Eu além da comida, como todas as besteiras que passam pela frente!
Resultado: engordei.....
Mas, falando em engordar, aqui vai uma receita bem fácil de Torta de Ricota.
A Terezinha, babá do Bento fez aqui em casa ontem.
Bater no liquidificador, 1 ricota dura, 1 copo de requeijão e 1 lata de creme de leite.
Forrar uma forma de aro com aquela massinha de torta feita com manteiga, farinha e 1 colher de açúcar, colocar o creme feito e levar ao forno.
Depois de pronta, cobrir com a geléia de preferência. Colocamos de Amora.
Segunda -feira vou tirar minhas férias.
7 dias em Nova York, para fugir do stress.
Tenho certeza que vou voltar com uns quilinhos a menos, porque lá é faço meu SPA.
Andar, andar, andar, tomar Capuccino do Starbucks!
Na volta, pretendo começar com meu livro de receitas.
Até a volta!




domingo, 8 de abril de 2012

O tempo voa!!!!!!

Gente,
 parece que foi ontem que escrevi minha última postagem, mas já se vão 2 semanas!!!!!
Foram semanas complicadas. Tive que ficar com os netos, pois a Lou viajou e , só quem tem netos sabe como estas criaturas alteram nossa rotina.
Depois de criar os 6 filhos, confesso que fico totalmente perturbada com eles em casa.
Nem me lembro o que comi nestes dias.
Entrei na cozinha só para preparar
 Nescau, Milk shake de Chocolate, torradas e pratos de arroz, feijão, bife e batata frita!
O menino me deu um trabalhão!
Não queria ir ao Colégio!
Acordava às 6 para levá-lo e assistir uma birra!!
Ninguém merece!
Teve um dia que passei a manhã inteira no Colégio para ele fazer prova!
Ainda bem que a mãe voltou!
Filho precisa de mãe e não de avó.

Hoje foi o almoço de Páscoa.
Muito diferente pra mim, pois há muitos anos não passava a Páscoa aqui em casa. 
Só na Fazenda, onde tinha a maior alegria em me vestir de coelho e aparecer 
jogando ovinhos para a criançada de lá e da família.

Tinha comprado no Presunic,enquanto fazia hora para esperar a Laura no Balé uma Ave Fiesta , da Sadia.
Sabem que é bem gostosa????
Se toma muito hormônio, não sei; mas sei que deu um ar festivo ao almoço, já que eu ainda estava sob o efeito da função de avó 24horas.
Com a ajuda da Maria Laura, que tem o maior jeito, arrumamos uma mesa enfeitada com flores e coelhinhos que ficou bem alegre.
Não tinha sobremesa e lancei mão da Torta de Maçã quente que já dei aqui.
Mas ontem almocei com a família da Roberta no Vale das Videiras e trouxe de lá uma receita simples e gostosa.

Batatas ao forno

Cortar as batatas em lascas com casca e tudo.
Colocar num refratário untado com azeite e salpicar sal e alecrim.
Levar ao forno até ficarem macias!
Práticas e deliciosas!

Ah! Mas já vou me lembrando!
Foi um exagero dizer que não entrei na cozinha! 
Não consigo!
Como o tomate está muito barato, resolvi fazer um panelão de molho de tomate para congelar às porções.
É muito prático, porque está sempre à mão na hora da necessidade.
Façam também!
Também fiz panquecas de carne, que aqui não podem ter Molho de Tomate.
 Como o Heitor gosta de tudo muito quente,
 uso uma dica que aprendi há muito tempo com uma antiga cozinheira.
Naquela época não havia microondas e para não ressecar as panquecas, ela colocava 1 colher de sopa de manteiga para derreter em meio copo de água quente e jogava por cima das panquecas já recheadas na hora de esquentar.

Faço o mesmo até hoje, mas esquento no micro.
Ficam perfeitas!

Fiz também um Fettuccini Alfredo para o Heitor e um Bolo de Chocolate para o Pedro.
O Alfredo é muito simples.
É preciso ter bastante manteiga e queijo ralado em temperatura ambiente.
Cozinhar o Fettuccini e, assim que tirar do fogo, misturar na própria travessa que vai à mesa, a manteiga e o queijo, revolvendo com um garfo até ficar tudo derretido.
É assim que ele faz em Roma, sem creme de leite.

O Bolo de Chocolate faço com a mesma receita da sogra, trocando a xícara de Maizena por uma xícara de Chocolate em pó Nestlé.
A dica é não deixar ressecar muito no forno.

Fiz também uma Torta de Frango, para aproveitar sobras, usando a massa de Qualy e farinha de trigo que uso para empadinhas.
Rápida e fácil!
Para o recheio, fiz um molho branco refogado com cebola , misturei o frango desfiado e algumas colheradas de requeijão.

Fui à Cadeg, fazer minha compra clássica de 15 dúzias de ovos e 50k de batatas!
Que calor!
E, como estou lotada de ovos, fiz 

 Ovos Gratinados
Cozinhar uns 6 ovos bem duros.
Fazer um molho branco espesso.
Cortar os ovos ao meio no sentido do comprimento.
Tirar as gemas com uma colherinha, amassar com um pouco do Molho branco feito, um pouco de queijo ralado, fazendo uma pasta.
Encher as metades de ovos com esta pasta de gemas, molho e queijo e arrumar num refratário. Afinar o molho branco com um pouquinho de leite e cobrir as metades dos ovos recheados .
Levar ao forno para gratinar.

domingo, 25 de março de 2012

Domingo

Hoje foi o domingo da bagunça!
Aquele dia do plantão da Marisa, aquela folguista que me deixa maluca, sem vontade de entrar na cozinha,
 tal confusão que  faz!
Fui à feira! Ich!!
 Detesto feira,
 principalmente esta da Glória, onde os mais diferentes tipos se misturam!
Ainda se fossem tipos exóticos, mas não!
Mesmo não querendo ser preconceituosa, naquela feira fedida tem mais bêbados, drogados e pedintes do que 
em qualquer outro lugar!
Acho que a Glória é um dos lugares mais abandonados do Rio.
Engraçado é que levamos a Maria Laura e ela também disse que detestava aquele programa!
Mas estava com vontade de comer tapioca e as desta feira realmente são bem parecidas com as do Nordeste.
Incrível como as lembranças de criança permanecem!
Quando eu tinha 7 anos fomos ao Ceará visitar a família do meu pai.
Minha tia morava numa fazenda no "Icó " com meus doze primos e eu me lembro bem da minha prima Zezita fazendo um montão,
 mas um montão mesmo, de tapiocas para o café da manhã de todos.
Aliás ontem, almocei na casa delas, no Rio, é claro!
Baião de Dois. Conhecem!
Muito gostoso, com uma linguicinha vinda de Juiz de Fora!


 Mas, voltando à feira, tive um bom motivo para fugir da cozinha hoje, pilotada pela Marisa.
Ela enche a cozinha de panelas, as coisas saem pela janela, tudo espalhado!
Quando cheguei, ela estava preparando bifes à milanesa. 

Tinha lagosta com purê de batatas, picadinho de carne com farofa de banana e ovo pochê, palheta de cordeiro, salpicão de legumes, carne assada, batata frita como todo dia.
E ela ainda inventou de fazer bife à milanesa????
O console ficou lotado!
Que exagero!
Ia sobrar tudo!
Mas, de repente, começou a aparecer gente!

Sempre antes do almoço de domingo, ouço aquela pergunta que quase sempre não sei responder:

Quantos lugares coloco na mesa?????

Mando contar....parece que ninguém pensa!
Felizmente, mandei arrumar a mesa de jantar que é maior e lotou!
 E hoje, não pude reclamar dos exageros da Marisa!
Até gostei!
Não faltou comida e cada um se satisfez com suas preferências....
Infelizmente, como a Marisa dominou a cozinha, nem entrei lá para não me aborrecer, pois
"o que os olhos não veem o coração não sente", e
como não deu para "assistir geladeira"
 mando pra vocês um dos carros chefe das receitas daqui de casa.

Panquecas de camarão

Massa
3 copos de leite
6 ovos
2 copos de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres de manteiga derretida
1 colher de queijo ralado
Bater tudo no liquidificador e deixar descansar.
Fazer as panquecas. 
O ideal é ter 2 panquequeiras, 
são umas frigideiras rasas, enquanto uma fica pronta, você está colocando massa na outra.


Refogar o  1 k de camarão limpo num pouco de manteiga e cebola ralada.
Tampar  a panela e deixar uns 5 minutos para cozinhar.
Vai dar uma água.
Misturar a este camarão cozido com a água, 5 copos de requeijão Poços de Caldas e deixar derreter.
Ralar 300g de muzzarela no ralo grosso.
Rechear as panquecas com um pouco da muzzarela ralada e os camarões que estão dentro do molho do requeijão, mas que você vai coar numa escumadeira,  deixando o molho na panela.
Arrumá-las num pirex ( odeio pirex!) untado e cobrir com o requeijão que ficou reservado.
Tem que ficar bem coberto!
Levar ao forno para derreter a muzzarela e gratinar.
Pode fazer de véspera e guardar na geladeira.
Faz o maior sucesso com muita gente!  
Eu, particularmente não acho graça, 
mas ouço comentários e vejo as pessoas se deliciando.
Acompanhe com batata palha e arroz branco.

Para sobremesa, sugiro uma receita muito prática, que dá para fazer na hora.

Merengues com Morango

Você vai precisar de morangos limpos, aqueles suspiros grandes que se compra na padaria e 
creme de leite fresco.
Eu adoro!
Bata o creme de leite na Planetária Arno até ficar em ponto de Chantilly.
Arrume numa linda taça, camadas de suspiro, Chantilly e morangos.
Rápido, fácil e gostoso.

Como hoje saí do sério e belisquei tudo que vi pela frente:
 tapioca, palmas ( parece um suspiro de goma que vende na barraca de tapioca da feira), sucrilhos, Negresco.....
Devo ter engordado uns 3 quilos!!!!!
Fui procurar uma receitinha Zero para o jantar!
E nada mais Zero que uma sopinha que caiu perfeita!

Sopa de Tomates

1 kg de tomates bem maduros
1 cebola grande
3 colheres de sopa de azeite
2 ovos cozidos 
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de cebolinha verde picada
3 fatias de pão de forma cortado em cubinhos
gotas de Tabasco
2 litros de água
sal
Coloque a água com os tomates inteiros, a cebola cortada em 4, o azeite e o sal.
Deixe no fogo até os tomates ficarem moles.
Depois de frio, bata no liquidificador e passe por uma peneira fina.
Pique os ovos bem miúdos
Sirva a sopa fria, polvilhada com os verdes e ao lado o ovo picado e o pão torrado.

Até breve!