quarta-feira, 2 de abril de 2014

Tudo tem seu lado bom

Oi, gente:

Ontem passei para as muletas, já estou andando melhor.
Tive que colocar mais peso no pé direito e para isso o Said,
 meu médico maravilhoso,
 me colocou na balança.
Que surpresa! 
Menos 4 kg!!!!
Ulala!
Não há um mal que não traga um bem!
 Assim vou alcançar os 54kg tão almejados e 
que me fazem sentir uma Miss!!!! 
Força de expressão!
Então, fiquei pensando em colocar aqui umas receitinhas muito simples, da primeira dieta que fiz na vida, em 1974. 
Upa, há quanto tempo! 
A dieta era de um dos grandes e famosos médicos de emagrecimento; um gato, diga-se de passagem.

Cumpri a dieta à risca, e logo logo, voltei ao corpo de solteira, o corpo de antes da Gravidez.
Sim, porque, para mim ficar grávida sempre foi um dos maiores prazeres da vida e comia tudo o que podia.
Queria muito ter os 6 filhos que tive, curti bastante todos eles e hoje acho um milagre de Deus poder conviver com pessoas
 tão maravilhosas, tão diferentes umas das outras,
 mas nas quais encontro em cada uma um pedacinho de mim.

A dieta dele era muito básica.
No início, passava-se um pouquinho de fome, mas como somos seres humanos perfeitos, a adaptação era muito fácil.
Vale lembrar que naquela época, há exatos 40 anos atrás, não existiam todos os recursos light e diet, barrinhas, refrigerantes, enganações,etc, que existem hoje

Então, vamos ao primeiro dia:

Café da manhã: 
1 xícara de chá ou café com leite
2 biscoitos Cream crackers ou 1 pãozinho sem miolo com manteiga

Almoço:
Purê de batatas

Peixe ao forno
150g de filé de peixe
1 cenoura aferventada
1 tomate
1/2 cebola
1/2 colherinha de manteiga
1/2 xícara de suco de tomate
1/2 beterraba
Pique os legumes em pedacinhos. 
Tempere com sal, pimenta e mostarda
Numa forma de louça individual untada, colque o filé de peixe.
Cubra com os legumes picados e temperados .
Derrame por cima o suco de tomate e ase em forno quente por cerca de 40 min.
 Sirva quente.

Obs: notem que a receita leva suco de tomate e não massa de tomate, que é engordativa.

Jantar:

Sopa de legumes      
1/2 cubinho de caldo de galinha
1/2 cebola picada
2 dentes de alho amassado
1 xícara de abobrinha em fatias
1/2 xícara de cenoura picada
1/2 xícara de tomates cortados
1colher de chá de salsinha picada
1 xícara de água
Numa panela anti aderente, toste a cebola e o alho.
 Junte os outros ingredientes cozinhe tampado até os vegetais ficarem macios.
Se necessário, acrescente mais água.
Na hora de servir, salpique com 1 colher de chá de parmezão ralado  

Fígado ao suco

150g de fígado
1/2 xícara de suco de tomate
sal e oimenta à vontade
Salsa e cebolinha
1 colher de sopa de cebola picada

Ponha o suco de tomate numa panelinha.
 Cozinhe em fogo brando juntamente com a salsa e a cebola. Tempere com sal e pimenta.
Junte o fígado e cozinhe de um lado e de outro por alguns minutos.
Retire do fogo , cubra a panela por 5 minutos e sirva.

É importante sempre comer uma proteína e
 evitar os carboidratos à noite.

Esta é a minha experiência: 
Se como farinha branca depois das 6, acordo faminta.
Se não gosta de figado, substitua por um filé de frango ou
 100g de presunto.              
Espero poder amanhã continuar com minhas receitas e
 espero gostem.                        

segunda-feira, 31 de março de 2014

Fechou-se a cortina

Fechou uma cortina

Para quem não sabe, no dia 23 de janeiro caí e fraturei o fêmur.
Estou de molho há 2 meses e para ficar nova, 
ainda tenho mais 2 meses pela frente.
Como tudo na vida, tudo mudou....de novo.
Cirurgia, hospital, cama, andador, fisioterapia, acompanhante....
De um segundo para outro a vida da gente muda,
 assim como também em um minuto pode-se estragar um prato que se esteja fazendo com todo capricho.
Logo que caí, pensei: agora vou ter tempo de me dedicar ao blog...
mas, que nada... 
Tudo é muito desconfortável e não dá muita vontade de fazer as coisas.
 Ainda mais na cozinha!!!!!!!!!
Foi como se caísse uma cortina, fechasse um ciclo da vida e
 estou na espera para começar outro.

Mas, hoje me animei.

Recebi o futuro sogro da Claudia e a mulher para jantar e resolvi colocar aqui as minhas receitas.
Também, conversei bastante com a minha amiga Jill, que é expert em cozinha e sabe tudo.....

O jantar ficou muito bom.

Fizemos, salada de figos enformados e presunto de Parma, Farfalle com molho de cogumelos selvagens, Roast bife com aspargos verdes e cenourinas, batata palha e arroz.
Para esperar os convidados, fiz uma pastinha de salmão com Cream-cheese .
Pena que não tirei fotos, porque até tenho agora uma máquina super especial, mas, na confusão me esqueci.

Vamos as receitas.

Pastinha de salmão

  Bater no processador, 1 caixa de Philadelphia com 2 pacotinhos de salão defumado(200g), 2 colheres de sopa de Maionese, 2 colheres de sopa de Catchup.
Pode colocar uma pimentinha, se quiser.
Fica ótimo....
 Esta mesma fórmula serve para atum, salsinha, ervas finas, salaminho, presunto, queijo Roquefort, alho, cebola, azeitonas pretas picantes....
 Use  sua criatividade sem medo.
 Pode temperar com pimenta, noz moscada, mostarda,etc.
No Hortifrtti, tem também um Creme de Ricota que também dá pastinhas ótimas.





Massa com cogumelos selvagens da Jill


Colocar numa panela 3 colheres de azeite e 3 colheres de manteiga.
Depois de derretido, juntar 2 dentes de alho picados e 1 cebola roxa picada bem fina.
Acrescentar os cogumelos frescos picados (usei 2 bandejas de Shimeji e 2 de Shitake),  um pouco de vinho branco seco e 1 colher de vinagre balsâmico.
Juntar pimenta do reino, sal e fritar por 5 minutos.
Misturar à massa já cozida.
Salpicar salsinha muito fina.

Para a massa, alguns segredos:
Quando escorrer, guardar um pouco da água do cozimento.
Colocar a massa numa tigela de louça untada com azeite e na hora de servir, umedecer com a água separada.
Servir com um bom parmesão ralado .


A Salada de Figos enformados é simples e linda. 

Adoro pratos coloridos e a mistura dos sabores.
Descasca-se os figos e corta-se ao meio.
Forra-se uma forma com plástico filme e vai arrumando as metades em camadas, apertando bem.
Arruma-se em uma forma camadas e coloca-se de véspera no Freezer.
No dia, tira-se para a geladeira e na hora de servir é só desenformar sobre uma cama de folhas verdes e arrumar as fatias de presunto .
Usamos para a salda aquele molho de balsâmico com azeite, Catchup, mostada e mel.

O prato principal era um Roast Beef de filé mignon, acompanhado de aspargos verdes e mini -cenourinhas.
Fizemos também uma linda travessa de batata-palha, para os complicados que não comem legumes.

Como sobremesa, fiz o meu pudim de claras, pois já tinha 2 copos de claras no freezer , acompanhado do creminho de Cremogema.

Tenha sempre no freezer um copo de tampa para guardar as claras, quando só se usa a gema. 
Elas se conservam muito bem e são ótimas para suspiros, cobertura de tortas, Marshmellow e outras criatividades.

Creminho de Cremogema

Meio litro de leite
2 colheres de sopa de Cremogema 
1 colher de sopa de açúcar 1 colher de chá de baunilha
1 gema de ovo

Dissolver o Cremogema no leite, acrescentar a gema , o açúcar e a baunilha e levar ao fogo para engrossar.
Servir numa molheira em separado.

Fiz também aquele bolo quente de chocolate, acompanhado de sorvete de creme.
Não sei se já dei a receita aqui.
Se não dei, darei em seguida.





sábado, 24 de agosto de 2013

Então,
 estou ausente há muito tempo, mas nada como reencontrar alguns amigos, até porque os encontros virtuais atualmente, parecem nos aproximar, mas nada como estar de fato com as pessoas.
Portanto, hoje encontrei na piscina do Flu, meu amigo
 João, de águas e gastronomia.
João é um CHEF.... Diferente de mim que desde os 7 anos faço minhas incursões à cozinha, dando minhas cacetadas, mas nunca entrei num curso formal , até em Paris, como ele.
Me interessei, porque, minha amada mãe, não sabia nem fazer um bife e a minha vizinha tinha uma mãe que fazia tudo e me deixava babando com o que via quando estava lá.

Tenho na minha lista alguns cursos particulares:
 o primeiro deles feito na casa de uma senhora embaixatriz, chiquérrima, na esquina de Praia de Botafogo com Marques de Abrantes, onde aprendi pratos sofisticados, que só fazia aos domingos para o papai, que curtia bastante uma Boa Mesa.
Depois tive aulas com a D. Maria Luiza Goes, amiga da minha saudosa sogra, nuns encontros super agradáveis no play do seu prédio na Vieira Souto. onde eu era a mascote ( a maioria devia ter mais dos 62 que tenho hoje).
Depois vieram:
 As Marias, Célia Portela, Phillipe Brie, Madame Amorim...e sobretudo a Elvira, quando fizemos sociedade naquele Buffet sem Nome que fazia  desde pratos congelados até sobremesas para restaurantes e festas infantis. 
Com ela aprendi bastante...Pena que sumiu...Foi para Paris com uma família e lá ficou. U!lá, lá!
Na época das aulas do Phillipe me veio a ideia de fazer mini bolos para dar de presente e, parece que ,como se propaga a Internet hoje em dia, a ideia veio à tona para muita gente e
  apareceram bolinhos por todos os cantos.
Madame Amorim era famosa aqui pelo Flamengo. 
Até publicou um livro!
Tive uma cozinheira, logo que casei, que vivia fazendo os cursos desta tal madame... Acabei indo também fazer com ela um curso de confeiteiro, para me aprimorar na arte , mas não rolou.
Tenho até hoje seu livro  com receitas práticas que oportunamente colocarei aqui.
Bem, mas voltando ao João, ele postou no Face uma foto da torta de banana tirada do meu blog e adaptada por ele.
Curti, mas como não sou muito chegada à rede, nem vi que ele era do meu Blog
Claro, que ele como CHEF, mudou um pouco a receita e a Torta ficou maravilhosa!!!!!
Meu reencontro com o João me incentivou a voltar ao Blog e, daquela conversa de borda da piscina, nos surgiram várias idéias...
Sim, porque nadar, além de ser um exercício para o corpo é principalmente um exercício para o cérebro.
Quem pensa que a gente conta azulejos, está redondamente enganado...
Nem se vê os azulejos....
As idéias surgem lá do fundo do inconsciente e vêm à tona num desabrochar de pensamentos super interessantes; sem falar na terapia para resolução de problemas e no gasto calórico que nos permite comer quase tudo sem culpa.
NADAR É TUDO!!!!
Então, entre uma braçada e outra, pensei em recomeçar dando idéias para um lanchinho de amigas.
Depois que me mudei , tenho reunido as pessoas sempre com um "Petit Comitê"
 mesmo com aquela mega  cozinha onde espero um dia fazer grandes pratos.
Para um lanchinho bem apresentado, é preciso ter 
algumas peças enfeitativas, como pratos de bolo com pé, taças de vidro de várias alturas e tamanhos, potes, cestas, guardanapos coloridos , panos coloridos,etc
 No Dia dos Pais, reuni a família aqui e o lanchinho 
 ainda está fresquinho na cabeça.

Olhem o que fiz:
Numa taça de vidro alta, fiz uma Caprese com mini-tomatinhos, mini muzzarelinha de búfala, manjericão, rúcula, orégano, sal, pimenta do reino e bastante azeite bom.
Fica lindo, Tricolor como o meu Fluminense. Finquei vários palitos de churrasco para o belisco.
Fiz também um Empadão de Frango, 
aquela receita que não leva nada verde nem vermelho, (para os chatos da casa),mas que fica úmida e que todos adoram.
 Teve também Brie com geléia de damasco, facílimo da fazer,coloquei numa assadeira Le Creuset vermelha dentro da massa folhada.
 Uma cesta de pães variados, incluindo o australiano, torradinhas e um prato de frios: presunto , peito de peru e queijo em fatias .
Tenho uma panela linda  de cerâmica vermelha que ganhei da minha amiga Carmen e que vai direto para a mesa,
 onde fervi mini Salsichinhas Ceratti compradas no Brasil Tropical do Cadeg (rua 9) e em volta, coloquei potinhos com
 Mostarda, Ketchup e molho de tomate.
Uso sempre Grissinis bem compridos, num pote de vidro, 
gostosos e decorativos.
 Tinha também um Salmão defumado (do mesmo Brasil Tropical), super bom, da Frescatto, rodeado de blinis feitos pela Neuza. e à parte
 potinhos com limão, ovo cozido, cebola picada e creme azedo.
Aliás, estou adorando os produtos Frescatto.
O Badejo é maravilhoso e o filé de linguado também. 
Tem sempre no Hortifrutti.
Podem comprar que é bom!
Para sobremesa,
 encomendei brigadeiros da Marcinha e fiz 2 bolos, 1 de massa branca coberto de brigadeiro preto e outro de massa de chocolate, também com brigadeiro e sorvete.
A mesa ficou linda, super chique, finalizada pela arrumação da Roberta que tem um talento especial para isto.
Chamei um garçon e assim ficou mais fácil o serviço.
Na verdade, foi tudo muito simples e gostoso,
 mas vou ensinar como fazer.
Para a Caprese, compre porções iguais de Muzzarelinha de Búfala (as menores que encontro são do Hortifrutti) e tomatinhos cereja.
Corte os tomatinhos ao meio, escorra a água das muzzarelinhas, (deixe ecorrer bem) tempere com sal, pimenta, orégano, manjericão fresco, azeite e coloque na geladeira.
Na hora de servir, arrume na taça as folhas de rúcula, despeje a mistura. Finque os palitos!
Para o Brie, unte a assadeira, de porcelana, forre com a massa folhada Arosa( no Brasil Tropical tem o rolo dela já aberta) coloque o brie, cubra com geléia de damasco e cubra de novo com um disco de massa folhada, dando um jeitinho nas bordas.
 Pincele com um ovo misturado e leve ao forno médio até ficar bem corado, quase marron.
Para o Empadão de Frango, a receita é muito simples.
Uso sempre a Margarina Qualy para fazer massas, embora muitos torçam o nariz para ela.
 Se quiser usar manteiga também dá certo.
Para meio pote de Qualy (250g), 2 xícaras e meia de farinha de trigo, 1 ovo, uma pitada de sal e 1 colher de chá de fermento.
Amasse com as mãos até ficar tudo ligado.
Forre uma forma de aro, coloque o recheio e cubra.
Para o recheio, refogue 1 cebola picada em 2 colheres de manteiga, junte 1 peito de frango, dê uma refogada, acrescente água,sal e tampe a panela para cozinhar até ficar macio.
Enquanto isto, prepare um molho branco:
 derreta 100g de manteiga junte 1 colher de sopa de farinha de trigo e torre esta farinha na manteiga até espumar.
 Quando espumar, acrescente uma xícara de leite fervendo e mexa vigorosamente para não embolar.
 Deixe esfriando.
Pegue o peito de frango cozido, desfie e junte ao molho branco.
Coloque meio copo de Requeijão Poços de Caldas, 2 colheres de parmezão ralado,acerte o sal, uma pitada de noz moscada e
 se estiver bem frio, 
derrame sobre a forma já forrada com a massa.
Para cobrir, pegue o restante da massa, faça uma bola,coloque entre 2 pedaços de saco plástico e abra com o rolo até ficar do tamanho da forma.
Levante um dos plásticos e cubra a massa, arrematando com os dedos.
Arrume o Salmão numa travessa comprida, cortado em 4, pois já vem fatiado na horizontal e arrume os blinis em volta.
Arrume a mesa com pratinhos de sobremesa (é lanche), guardanapos coloridos,cestas com pães, talheres. etc.
Não fica caro e fica prático!
Cada um se serve como quiser e agrada bastante.
Trarei outras idéias!
Até breve!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Tudo mudou

E tudo mudou mesmo!
 Não assisto mais geladeira . 
Incrível como a vida é dinâmica!
 A gente vive reclamando que não tem tempo, mas não se tem o tempo, porque tempo não é para se ter e sim para se usar,
  fazendo coisas, que às vezes fazemos por opção e às vezes por obrigação!
 Para quem não sabe, estava envolvida com o final da obra do meu tão sonhado apartamento e finalmente em 15 de outubro do ano passado me mudei!
 De tantas coisas que fiz ou tive que fazer,
 não vi o tempo passar.
Me mudei com a colaboração de uma pessoa que, no início me pareceu muito boa, ativa, prestativa, sabia o básico de cozinha, mas ao final de 5 meses inventou uma coceira nas mãos e disse que não podia mais trabalhar.
Então, arranjei outra e esta outra, além de cozinhar muito bem, muitos legumes e verduras, bem variadas, ainda resolve tudo
 e eu estou deixei tudo por conta dela.
Nuca sei o que vou comer, mas sempre uma coisa diferente.

Por isso, só agora estou voltando!
E vou continuar passando para os que me seguem, as receitas e dicas dos meus cadernos.
Engraçado é que fiz, no meu apartamento a cozinha dos meus sonhos, aberta para a sala de jantar, para cozinhar para os meus amigos, mas até agora a única coisa que fiz foi um
 Fettutine Alfredo para o Heitor.


Vejam a minha cozinha:
Abrindo para a sala de jantar
Então, para reiniciar as minhas atividades, segue a maneira de fazer o Fettuttine


Estou usando aquele da marca Don Frediano, 
comprado no Zona Sul.
A caixa tem 200g; são 4 enrolados de massa e 1 só é bastante para uma pessoa.
Faço o Fettuttine como vi fazer naquele Alfredo Di Roma, lugar obrigatório para qualquer turista!!!!!
É assim:
No próprio prato onde vai ser servido, de preferência um pouco fundo, coloco 2 colheres de sopa de manteiga na temperatura ambiente( para 1 pessoa). Puro colesterol!
Deixo separado bastante queijo parmezão ralado.
Cozinho a massa em água com sal e, logo depois de escorrer jogo sobre a manteiga no prato, coloco o parmezão e mexo até o calor da massa derreter a manteiga e o queijo.
Muito fácil e muito gostoso.
Muito engordativo também !!!!!!

Também chamei a Virgínia para almoçar e mandei fazer para ela uma Brandade de Bacalhau
Tenho umas conchas maravilhosa que foram da minha mãe, mas a Brandade ficou meio sem graça, porque deixei aquela 1a cozinheira finalizar e , como ela não tinha muita sabedoria
, não colocou o queijo.
 Segue a receita que sempre agrada:

.Brandade de bacalhau


  1/2 (meio) kg de lombo de bacalhau imperial
§  2 dentes de alho
§  2 xícaras de leite
§  tomilho
§  folhas de louro
§  alecrim
§  1 xícara de azeite extra virgem
§  200g de pure de batata
§  1 dente de alho picado
§  1 xícara de creme de leite
§  1 colher de sopa de cebolinha francesa picada
§  gotas de limão siciliano
§  sal a gosto
§  pimenta a gosto
§  Numa panela no fogo coloque para ferver o leite com água (a quantidade de água é a mesma de leite, para ficar meio a meio). Coloque também o tomilho, o alecrim e o louro. Quando ferver, desligue o fogo e coloque a posta de bacalhau imperial. Tampe a panela e deixe por 20 minutos com fogo desligado.
§  Depois, retire o bacalhau da panela e desfie em lascas.
§  Coloque azeite numa outra panela no fogo, adicione o alho para refogar e em seguida adicione o bacalhau. Vá misturando para deixar o bacalhau suar e secar. Quando estiver bem sequinho adicione o purê de batata e mexa mais. Desligue o fogo e adicione o azeite e o creme de leite, sem parar de mexer.
Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Ganhei um Robalo!!!!!


Chamei a " turma que come "para jantar aqui hoje. 
Para quem não sabe, divido minha família em
 2 turmas:
 a turma que come e a que não come.....
Tinha um robalo no freezer que o Heitor, gentilmente, tinha comprado junto com as levas de lagosta e pitu que costuma pedir de Niterói.
Não ia comê-lo sòzinha, óbvio, e por isso fiz o convite.
Mas me embaralhei, porque
 pensei que tivesse ganhado um peixe inteiro, mas este estava cortado em postas e
 eu não tinha idéia do que fazer.
Realmente ando meio sem inspiração!
 Desanimada porque não estou vendo muitos frutos positivos na nova mestre da cozinha que estou tentando burilar.

Como é difícil!

Engraçado,
 porque quando entrei na cozinha para ver o Robalo, as meninas se lembraram logo do pescador da outra novela.
Incrível a influência da mídia na cabeça das pessoas!
Para elas,  O Robalo só passou a existir depois daquele personagem da novela.
Nunca souberam que Robalo era um tipo de peixe.

E eu, que não sou assídua em novelas,
 só estava preocupada com a maneira de fazer.
 Queria uma coisa simples .
Pesquisei na minha Biblioteca Gastronômica, mas só encontrei receitas complicadas.
Resolvi então consultar o Google  (mais atual) e achei uma receita muito simples, fácil  e que ficou muito gostosa.

Robalo ao forno

Lavar bem as postas do peixe e temperar com sal, suco de limão, um bom vinho branco e pimenta branca.
Deixar no tempero por algumas horas..
Untar um refratário com azeite, arrumar as postas do peixe, regar com um pouco do molho e salpicar bastante cebolinha (só a parte branca).
Cobrir com papel alumínio e levar ao forno por 20 a 30 minutos.
Quando tirar do forno, colocar salsa picada.

Não deu tempo de colocar a salsa....

Estavam todos morrendo de fome, e para a turma que não come, teria camarão doré ( só passado na farinha de trigo)
Quando tem camarão, ficam todos alvoroçados!
Ficam entrando e saindo da cozinha, fisgando os fritos com o garfo e eu fico danada da vida.
Parece que nunca viram o dito crustáceo!!!!!
e, mesmo com toda esta importância, preferem saboreá-lo  da maneira mais sem graça que existe....à doré.....(brega , não?)

Mas, como gosto não se discute, deixa rolar.

No Corpus Christi fomos pra Angra....
Eu adoro chuva, adoro mesmo, mas pela primeira vez não me deu prazer.
Choveu muito e fez frio.e como a nossa casa é muito aberta, para chegar até os quartos passa-se pela chuva.
Então o que fazer? 

Ler e comer!

Voltei de lá com uns 3 quilos na bagagem!
Empada, grão de bico, ceviche, vinho, brownie!!!!!!!
Tinha feito uma intenção de não colocar açúcar na boca...
Estava há 5 dias "limpa", como de diz no AA, sim, porque açúcar para mim é como um vício, uma droga.
Quanto mais como, mais dá vontade de comer!

Mas não deu.
O grão de bico, trouxe do Moinho Verde, aquele restaurante do Português que era na beira da estrada de Angra e que agora ficou escondido.
Ele me deu para provar e acabei 
comprando uma quentinha.
Muito bom!
Prometi que não contaria como se faz, mas como, com certeza ele não lerá este blog,  vou contar.

Cozinhar o grão de bico com água, sal e louro na panela de pressão até ficar macio.
Pode tirar com a escumadeira e comer quente ou temperar com cebola bem picadinha, salsa e cebolinha e comer como salada.

Matei a saudade das empadas, pois sempre que passávamos na estrada, só víamos o restaurante depois de passado.

O ceviche do Ernani, todos conhecem.
 Maravilhoso!
Peixe pescado na hora!
Não deve ser engordativo, mas os acompanhamentos, torradas e vinho branco, são suficientes para acrescentar algumas gordurinhas no quadril.
e o brownie da Tânia: quanto mais se come, mais se quer comer, mole, puxa-puxa, uma delícia!
Prometo catar a receita e colocá-la aqui.

Para variar, neste domingo que passou ( há muito não escrevo no blog), resolvi experimentar uma idéia de torta de banana que a Claudia me mandou por e-mail.
Só peguei as idéias, e fiz do meu jeito e apesar de estar novamente" limpa" tive que provar e aprovei.

Segue a receita

2 pacotes de biscoito Negresco, sem o recheio, triturados.
100g de manteiga sem sal derretida.
Misturar tudo e forrar uma forma de torta alta (não é de quiche) de 20cm de diâmetro.
Levar ao freezer por meia hora e depois assar em forno médio por 15 minutos.

Fazer um creme com 1 lata de leite moça, 1 lata de leite e 3 gemas (reservar as claras), levando ao fogo para engrossar.
Colocar sobre a massa assada.
Cortar 5 bananas prata maduras e pequenas em rodelas de 1 cm e colocar sobre o creme.
No site, a pessoa flambava as rodelas de banana com o maçarico, mas como não uso o meu há muito tempo, estava sem gaz e ficou por isso mesmo.
Por fim, bater as claras em neve bem firme,
 juntar 6 colheres bem cheias de açúcar e
 acabar de encher a forma.
Levar ao forno bem brando até ficar  moreninha e cozinhar o suspiro.

Vale dizer que estou "out of sugar", mas provei e adorei!
A receita era para ser feita com OREO (claro veio de lá), mas usei Negresco mesmo.
Por acaso, comprei um pacote com recheio de chocolate e outro com recheio branco.
 Foi mais fácil tirar o recheio de chocolate;
 saiu inteirinho.
Segundo a Lou, tem um biscoito de chocolate recheado da marca Marilan que é muito parecido com o OREO.
Experimente!!!!!
Até breve!
Prometo não demorar muito!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Berenice,Bernadete, Beatriz.....

Oi oi:

De novo o tempo passou e eu abandonei minhas mensagens. 
 Estou me sentindo em falta com as pessoas que já vêm me acompanhando.
A gente se sente responsável!
Lembrando  a célebre  frase do Pequeno Príncipe:
" Tu és toujours responsable de ce que tu as apprivoisé".
Realmente parece que cativei algumas pessoas com minhas receitas e historinhas e elas andam sentindo falta dos escritos.

Quando aponto na piscina do Flu logo meus prezados seguidores e companheiros tricolores me perguntam pelo blog.
Meu nome, todos sabem. 
Também, pudera: um nome como o meu ou se aprende ou troca.
E como é diferente, me chamam de vários outros nomes: Bernadete, Beatriz....
BERENICE, já até me acostumei com ele.
Confesso que quando criança achava bem esquisito!
Foi escolhido pelo meu pai.
Segundo ele, Berenice era uma princesa grega famosa pela farta cabeleira e com toda boa intenção me colocou este nome achando que meus cabelos pudessem vir a ser iguais ao dela.
Doce ilusão!!!!
 Nasci com os cabelos lisos e finos iguais ao dele!
Quando era pequena mamãe fazia permanente que quase sempre não pegava.
A cabeleireira ia lá em casa e passávamos o dia todo com os bigudis no cabelo e aquele aroma de amônia para ficar com os cabelos encaracolados.
Hoje em dia usam formol para alisar!
Semelhante!
Só que no meu cabelo o permanente não pegava .
Uma vez dessas, a mamãe resolveu deixar enrolado até a noite para ver se fazia efeito.
 E fez!!!!!!!!!
Quando tiramos os bigudis meu cabelo estava todo ouriçado e não baixava nem com ferro de passar roupa!
Morri de vergonha para ir à escola!
Mas, como eu ia dizendo, desculpe por estar dando furo nas minhas receitas. 
 2012 tem sido meu complicado para mim e já estamos praticamente no meio do ano.

Prometo continuar com meu livro de receitas.

Para aproveitar sobras de arroz

Arroz de forno a mineira
2 xícaras de arroz
600 g de lingüiça fresca
3 colheres de margarina
Meio maço de couve cortada fina
1 xícara de queijo meia cura em cubos

Refogue o arroz e cozinhe, ou aproveite o da véspera.
Retire a pele da lingüiça e amasse com o garfo.
Aqueça o óleo e frite a lingüiça
Na mesma frigideira ferva 1/4 de xícara de água com a margarina, cozinhe a couve e misture ao arroz com a lingüiça.
Junte os cubos de queijo, coloque num refratário e leve ao forno para derreter o queijo.

Falando em refratário,  ontem depois do teatro fui ao Pão de Açúcar do Leblon.
Adorei a variedade de louças brancas, vários refratários, panelinhas.....!
Difícil resistir à tentação de comprar.
E o supermercado está lindo.
Entrei para procurar um lombo salgado, pois estava com vontade de comer um Cozido, mas não encontrei.
Fiz assim mesmo, só com a carne de peito, a linguiça e o paio. Ficou muito bom!

Para variar, um peixinho:

Namorado recheado

Temperar um namorado inteiro aberto por cima com cebola, endro, sal, pimenta e limão.
(É só pedir ao peixeiro para abrir pelas costas e tirar a espinha)
Faz se uma farofa com bastante cebola picada, manteiga e rodelas de banana.
Se gostar pode colocar azeitonas fatiadas.
Eu não uso, porque o HZ não gosta.
Recheia-se o peixe costurando pelas costas.
(tenha sempre na cozinha um carretel de linha grossa e uma agulha grande)
Leva-se ao forno para assar coberto de cebolas e num tabuleiro forrado com rodelas de batata, um pouco de margarina e vinho branco.

Acompanhe com arroz branco e batata palha.

Molho de salada com frutas

1 copo de requeijão
4 colheres de maionese
1 colher de mostarda
Sal
Fruta: manga, morango ou as 2 juntas.
Bater tudo no liqüidificador e no final juntar um pouco de cebolinha, só para picar.

Para me redimir de todas as minhas faltas,
vou colocar aqui a relação de 
idéias de salada que fiz para mim.

Como salada todos os dias como primeiro prato
( para diminuir a fome e comer menos)
 e nada pior do que chegar à mesa e encontrar sempre o mesmo alface murcho e tomate.

Um dia, sentei e comecei a inventar!

Seguem as idéias!

1- Rúcula, tomate picado temperado com azeite, sal, orégano, manjericão e lascas de queijo parmesão.

2- Repolho marinado no molho a campanha, feito com cebola, tomate, pimentão e vinagrete.
Cortar o repolho cru bem fininho, misturar ao molho e colocar na geladeira.
Eu, particularmente não curto muito o vinagre. 
No lugar dele uso gotas de limão.

3- Agrião, tomate e pimentão amarelos picados e temperados com sal, azeite e alecrim.

4- Agrião, rodelas de beterraba cozida e rodelas de kiwi.

5- Alface, cenoura ralada temperada com sal, 
azeite e alecrim.

6 -Agrião, beterraba cozida em cubos, 
pimentão amarelo e cebola.

7-Beringela grelhada, tomate, manjericão, muzzarela de búfala e alface Juliana.

8- Pepino ralado grosso com molho de iogurte temperado com cebola e tomate em quadradinhos em volta.

9- Frango desfiado, cenoura ralada, batata palha, milho em lata e maionese misturada com iogurte
(esta é para imitar o Gula Gula)

10- Abóbora madura em cubos com vinagrete de cebola ralada e alface americana.

11- Rabanetes, beterraba cozida e folhas de alface.

12- Alface frisée com fatias de beterraba cozida e molho de balsâmico.

13- Batata cozida, ervilha em lata, ovo picado e maionese de iogurte.

Uma coisa bem legal de se fazer, é cozinhar a batata,  passar no espremedor e levar à geladeira para endurecer. Não amassar !!!!!
Fica como um macarrãozinho!
Regando com azeite fica uma delícia!

14- Alface americana, kani e lascas de manga.
Faz sucesso aqui!

15- Alface, lascas de pêra, gorgonzola ralado e nozes.

Estas são as 15 primeiras.

Se a sua secretária for inteligente, destas ela pode criar outras.
Costumo explicar que para variar as saladas e só pensar nas cores.
Os legumes e verduras podem ser verdes, vermelhos, brancos e amarelos.
Se combinarmos as cores tudo vai dar certo. 
E podemos combinar os sabores também:
doces, suaves, ácidos, fortes.
Gosto muito de acrescentar frutas às saladas.
Morango, manga, maçã, kiwi, figo, etc
Não tenho variado muito nos molhos,
porque
a turma da salada daqui de casa gosta muito do Molho de catchup e tem sido este o carro chefe.

Uso aqueles copos de requeijão para fazer o molho.

1 dedo de azeite
2 dedos de catchup
1 dedo de balsâmico
1 colher de sopa de mel
Sal
Cebola ralada
Completo com água e agito.

Muito bom enfiar o dedo no copo para provar!!!!
Aí vou colocando o que sinto falta.
Tenho sempre cebola crua batida no liquidificador!
Adoro cebola! Para mim é a rainha dos temperos!

Faço também um molho de falsa maionese com legumes que fica muito gostoso.

1 batata cozida
1 cenoura cozida mais ou menos equivalente ao tamanho da batata
1 cebola crua
1 gema cozida
1 ovo cru
Azeite, sal.

Coloco tudo no liqüidificador e vou regando com azeite até ficar na consistência de uma maionese.
Fica ótima com legumes.

Quase nunca faço sobremesa.
Os magros não comem sobremesa!
Que ironia!
Portanto, como vivo querendo emagrecer, não faço.
Mas tenho algumas receitas antigas e bem calóricas!
Esta é fácil e de grande sucesso.


Sobremesa quente de chocolate

Fazer uma calda de Nescau com 14 colheres de sopa de Nescau, 4 colheres de leite e meio tablete de margarina.
Use 100g de Qualy, porque tem dado bom
resultado.
Colocar esta calda no fundo de um refratário.

Bater

6 claras em neve e juntar 12 colheres de sopa de açúcar. Bater até ficar brilhante
Colocar sobre a calda de chocolate e levar ao forno baixo para o suspiro ficar moreninho.

Já estou com água na boca porque hoje resolvi passar o dia sem comer açúcar.
Consegui.
Amanhã será outro dia e vou ver se consigo a mesma façanha.
Estou sempre querendo perder uns quilinhos e,
 tirando os doces, afino logo.
De fato, o açúcar é nocivo à saúde.
Depois de 3 dias sem ele a gente nem sente mais falta.
 Sempre gulosa e gostando de cozinhar, quase nunca me controlo.
Invento de fazer bolo só para lamber a vasilha.
Trauma de infância.
Não me deixavam lamber porque diziam que dava dor de barriga.
Não dá. Realmente não dá.
E até que uma dorzinha de barriga na hora certa é benvinda.
Ajuda a emagrecer.
Mas posso comer até pedra moída que não me faz mal.
E continuo pensando em comida!!!!
Espero em breve voltar com novas receitas.
Aproveitem! Comentem!