quarta-feira, 14 de março de 2012

O dia seguinte


O dia seguinte do plantão da Marisa é sempre uma desgraça!!!!!
A geladeira fica lotada de potinhos .
Tinha resto de tudo quanto se pode imaginar!
O salmão cru que o Ernani tinha preparado no domingo, teve que ir prolixo! Uma lástima!
Tinha resto de picadinho, daquela Paçoca de Carne, quiabo, abobrinha, quibebe, massinha de concha, cabelinho de anjo, shitake (aquele que o Ernani trouxe), feijão vermelho com lingüiça ( mandei fazer no domingo pro Marco Amdre), feijão preto, camarão com chuchu, brócolis.
Fiquei baratinada!
Até bloqueou a minha imaginação!
Mas , tirando o salmão que estava feio, tudo dava pra aproveitar.
E ainda tinha carne para bife de panela degelada esperando pra fazer.

Então, esvaziamos a geladeira para colocar a criatividade.
A Mi chegou da aula com uma receita de

Omelete de Forno, vulgo Fritada.
Bater as claras, misturar as gemas, colocar num refratário untado e acrescentar coisas......
Acrescentamos a Paçoca de Carne e o brócolis. Deu pra comer mas ficou minguado.
É muito importante ter noção do tamanho do recipiente em relação ao alimento.
Tinha pouca omelete pra muito refratário.
 É preciso ensinar um pouco de matemática também!
Para salada , ela descobriu uma receita de salada de beringela que ficou muito saborosa.
Um pouco engordativa, com azeitona verde, cebola frita no azeite e pimentão.
O Camarão com Chuchu, eu e o Heitorzinho demos cabo dele.
Guardei o Shitake e o picadinho que realmente a Marisa faz perfeito para o jantar.

Ontem

Ontem foi o jantar na casa do Pedro e da Nica!

Obs: Este ontem foi dia 6; escrevi, mas fiquei tão cansada que não publiquei!

Ela fez 30 anos ( parece 23) e fez um jantarzinho para as 2 famílias!
Fiz vários arranjos de flores para ela, das 4 às 8 da noite!
Não deu pra assistir geladeira e escrever, mas como eles serviram várias pastinhas antes do jantar, resolvi colocar aqui a minha receita básica de Mousse Salgada, muito simples e de muito efeito. E também de grande economia, porque estas compradas prontas não valem o que custam!

Pode ser de salaminho, Roquefort, presunto, etc, etc, etc

É assim:

1 tablete de clado de carne ou galinha dissolvido num copo de água quente
1 pacote de gelatina sem sabor dissolvida como manda a embalagem
temperinhos a gosto ( pimenta, molho ingles, mostarda....)
1 lata de creme de leite
250g de queijo, frios ou outra coisa.....
Bater tudo no liquidificador, colocar na forma untada com óleo e levar à geladeira para endurecer.
Se fizer de queijo use o caldo de galinha.
Se fizer de frios, use caldo de carne.
Siga a intuição.....

Faço uma de Salmão defumado também  muito simples.
É só bater no processador com Cream cheese.
Vou colocando o salmão aos poucos até ficar no ponto ideal.
Muito rápida! Bem pastosa!

O jantar estava muito gostoso!
Adorei as mini cenourinhas cozidas e refogadas que acompanhavam o rosbife! Aquelas que vem no saquinho.
Deliciosas e decorativas, coloridas!
Também adoro cenoura!
Teve um tempo que comia tanta cenoura que minha mão ficava amarela!
O Bolo de Cenoura é presença constante aqui em casa.
Meus filhos pretos adoram!
Sim, porque divido meus filhos em pretos e brancos!
Os pretos de pele, como o pai, comem o que eu como, ou seja, quase tudo!
Os de pele branca como a minha ( graças à minha natação esta brancura não aparece), comem o que o pai come, ou seja, quase nada!

Penso que a receita é conhecida , mas vale a pena relembrar. Faz bonito!

Bolo de Cenoura

3 a 4 cenouras médias cozidas
1 copo de leite
3 ovos
1 colher de manteiga
2 colheres de queijo ralado
pitada de sal

Bater tudo no liquidificador e  levar ao forno médio para assar.
Adoro este instrumento triturante, que a Lou quando era pequena chamava de "líquido de ficador". 

E naquela época ainda no se falava em "ficar".

Já fizeram Farofa de Cenoura ?
Também é uma delícia!
Cebola ralada refogada com um puquinho de manteiga, junte a cenoura ralada no ralo grosso, abafe e misture a farinha.
Também é linda!

Sopa de Cenoura??????

Lá vai: é light!

Refogar no óleo de canola, alho, cebola, sal, 2 cenouras médias e 1 abobrinha. Adicione 1 copo de água e cozinhe. Bater tudo no liquidificador com 1 colher de chá de gengibre em pó.

Para acompanhar carnes: Cenoura Caramelada

Meu pai adorava! Ele era meu companheiro nos almoços de domingo! Eu passava a semana inteira pensando no que iríamos comer ou experimentar.
Como é gostoso você preparar um prato para quem aprecia e poder saborear junto, colocando em dia os assuntos  da semana!
Ele, como bom nordestino, gostava de uma comida bem "pesadinha": feijoada, cozido, carne de peito com bastante gordura, lombinho ou pernil suínos!
Quando Heitor fazia churrasco e aparava as gorduras, ele ficava ao lado para ir pegando e comendo.
Na Fazenda, separavam toda aquela nata do leite fervido para ele.
E aos 89 anos, tinha um Colesterol de menino!

Para fazer a Cenoura Caramelada, você deve cortá-la em palitos finos.
Tenho aquele cortador Mandoline, que vende agora na Create and Barrel.
O primeiro que tive era francês e consegui com o cozinheiro do Hotel Ouro Verde. Ele mandou vir pra mim de Paris!
Que chic!!!!!!
Jantávamos sempre lá com as crianças!
 Escalopinhos de filé mignon com queijo derretido, feitos à nossa frente, pelo maître e batatas palito.
Depois passaram a vender nos Estados Unidos, mas, por aqui ainda não vi. Com este cortador, é possível cortar os legumes da espessura que se quiser e os palitos saem perfeitos. Talvez na Amazon se consiga; vou pesquisar!

Depois de cortada, colocar na panela com 1 xícara de  açúcar e 3 colheres de vinagre.
Levar ao fogo brando para caramelar.

  E, vale lembrar os antigos enroladinhos de cenoura.
 Ajudam muito no dia a dia.

Só espero que não fiquem com a mão amarela!
Aguardo os comentários.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Programa Quente

Oi, Gente!
Programa quente pode ter vários sentidos, mas desta vez é por causa do calor mesmo.
Dei um descanso no final de semana....
Mas, pra quê?
Pra sair tudo errado!!!!!
Avisei a todos que o Cadeg era difícil no sábado. Lotado! Um calor danado! Que fiz eu?????
 Fui!!!!!!!
Queria me inspirar para fazer os arranjos de flores para o aniversário da Nica, minha nora.
Precisava também comprar meus 50k de batata Astérix,(compro 50 pra durar 1 mes e assim não preciso ficar escolhendo 10k de batata toda semana).  Aqui em casa, tem batata frita todo dia. Parece mentira, mas é verdade! E,aprendi uma técnica muito simples,graças a um acidente de percurso.
 Eu explico: 
Estava numa dessas clínicas esperando para fazer exame e a TV estava ligada na Ana Maria Braga e vai que, para minha sorte, ela estava dando uma técnica de fazer batata frita, totalmente diferente de todo mundo.
Cheguei em casa, testei , deu super-certo e nunca mais fizemos de outra maneira.
Ainda mais porque, dessa forma, consegue-se fazer uma grande quantidade de uma só vez.
Acreditem! Funciona!
Apesar de saber que a batata frita está quase banida dos cardápios da maioria das famílias inteligentes, aqui é obrigatória e diária. Sinistro!
É assim:
A batata tem que estar bem lavada, sem nenhum vestígio de goma.
A ordem tem que ser seguida.
Não é como a multiplicação, onde a ordem dos fatores não altera o produto.
Em culinária, é diferente!
Qualquer coisinha altera!
Passos
1- Coloque a batata cortada e escorrida na panela.
2- Coloque óleo suficiente para cobrir a batata, até um pouco menos.
 3- Tampe a panela e ligue o fogo o mais alto possível.
Em 20 minutos a batata estará pronta.
Depois de uns 10 minutos no fogo, de uma virada com a escumadeira.
Quando tirar, escorra num tabuleiro forrado com papel absorvente!

Mas, voltando ao Cadeg, como sempre, saí de lá com o carro cheio!
Lírios, zínias, camomilas brancas, caquis, 50k de batata, 15 dz de ovos, aspargos verdes maravilhosos, cachepot de vidro (compro no Eduardo, Japa, que faz arranjos de flores e já fui aluna dele. Imaginem!  Faz qualquer tamanho de cachepot de vidro ou espelho), lascas de madeira....
E ainda esqueci de levar o carrinho novo que ganhei do Pedro, perfeito para colocar minhas flores.
Um carrinho especial, comprado no Sam's ( outro lugar muito bom para frequentar, na Linha Amarela, ICH!) onde tem achados importados ótimos!
 Mas, mesmo bufando de calor, me realizei.
Adoro estes programas, digamos "kitch"

Antes de sair, tirei tudo da geladeira, mas não teve muita invenção. Só esquentação.....
Por isso, mando uma receita nova Light

Hamburger de frango

Tenho aqui a turma que não come carne vermelha e aparece de repente.
Faço sempre estes Hamburgers e congelo, pois degelam rapidinho e fogem do célebre frango grelhado de última hora.

Receita

600g de peito de frango moído
sal a gosto
pimenta do reino
2 colheres de sopa de molho inglês
4 colheres de sopa de farinha de rosca
3 cebolas picadas miudinho
bastante cheiro verde picadinho
4 dentes de alho amassados
tomilho fresco
Misture tudo muito bem até ficar uma massa. 
Modele os hamburgers, embrulhe no papel alumínio e leve para congelar.
Quando aparecerem os "frangueiros "(assim que chamo o povo que não come carne vermelha),  tire do freezer, deixe degelar e grelhe num pouquinho de  manteiga.

Mas, como eu ia dizendo, resolvi dar uma de 
descansada e deitei na cama depois da exaustão do Cadeg.
Aliás, veio uma reportagem enorme no caderno 
" Ela "sobre ele....( o Cadeg )

Mandei fazer um bolo! Aquele simples da minha sogra! Que ninguém erra, mas esqueci de avisar que 1 tablete de manteiga pesa o dobro de um tablete de margarina. Resultado: ficou seco!!!!!

Aí, a turma cai em cima! Ninguém elogia o que está bom, mas se sai errado, prato cheio para as reclamações!!!!! 
mas o calor me deixou tão lerda que nem dei bola.

No Domingo, o Rosbife também não deu certo.
Pedi à Marinalva pra ensinar e saiu pior do que a encomenda!
Vocês sabem, não é?
Para um perfeito Rosbife, o óleo tem que estar bem quente e a carne tem que ser selada toda por igual, no fogo alto, mas sem deixar queimar.
Tem que esperar esfriar para cortar.

Fui mesmo pro meu arroz integral com feijão e o que me salvou foi que, assistindo à geladeira, encontrei um resto de Creme de Espinafre. Fiz aquelas torradinhas da antiga, mas que eu adoro sempre, com uma fatia de ovo cozido por cima do creme e o creme por cima da torrada.
Amo espinafre!
Mais uma historinha da mamãe , que acho que todas as mães contavam: 
Comer espinafre pra ficar forte como o Popeye! 
Valeu, porque amo espinafre e sei que não engorda. Mas fazer espinafre tem um segredo: primeiro ferve a água com sal, joga o espinafre bem lavado, deixa 3 minutos e escorre.


O Creme que faço também é light
Passo o espinafre aferventado no Walita Master com um pouco de Maizena.
Refogo um pouco de cebola ralada na manteiga e coloco o espinafre batido, mexendo para engrossar.
Fica bem levinho, sem leite, sem creme de leite, 
light mesmo.
 E as torradinhas, apesar de antigas, ficam lindas!
Aproveitei também os restos de pão para fazer o 

Meu Pudim de Pão
Gosto dele assim, rústico, grosserio, rápido!
Naquelas tigelas de Inox, pico o pão dormido.
Rego com leite.
Coloco um tablete de margarina, 2 xícaras de açucar, mais ou menos, 3 ovos.
Quando o pãp está embebido, pego a batedeira manual e misturo tudo, até triturar todo o pão.
Ficam aqueles pedaços da casca.
Coloco na forma untada e levo ao forno para assar.
Fica uma delícia, sobretudo quando sai do forno.

No jantar, fizemos os aspargos salteados que comi com a minha raiz, desta vez batata-doce.

Mas, hoje foi bom! 
Ensinei Trouxinha de Repolho, (se quiserem peçam a receita) e à noite, para aproveitar os aspargos crus que sobraram de ontem, (tinha comprado 2 pacotes na japa da Av Central do Cadeg) fiz a 
Sopa de Milho Verde 
que aprendi no programa da Carla Pernambuco,  mas à la Berenice.Punk!
A Carla usa espigas de milho. As primeiras que fiz foram assim, mas como a Claudia é minha parceira de sopas e nem sempre tenho as espigas em casa, experimentei com o Milho Bonduel e deu certo.

2 latas de milho verde
1 celola grande ralada
meia xícara de caldo de galinha pronto (sempre que sobra caldo na panela, coloco nos copinhos vazios de requeijão e guardo no freezer)
1 colher de sopa de manteiga
sal

Refogue a cebola na manteiga até ficar transparente, acrescente o milho, o caldo de galinha, e água para cozinhar.
O milho enlatado não precisa cozinhar muito porque já está cozido.
Bata no liquifificador e passe na peneira para tirar as cascas.
Volte para a panela e acrescente os aspargos picados.
A receita dela leva creme de leite, eu tirei para ficar mais light e não fez falta.
Só sobrou um pouquinho pra Claudia levar amanhã na marmita!!!!!!
Amanhã vou fazer flores pra Nica e claro, um bom motivo pra voltar ao Cadeg!



sexta-feira, 2 de março de 2012

Já é sexta- feira


Nossa! 
Como chegou rápido a sexta-feira! 
Depois do café , assistir geladeira!
 Quantos restos!          
 Potinho com abóbora , abobrinha, inhame, batata doce, etc....
Vários pouquinhos que separados não eram nada! Juntei tudo,ficou bem colorido e liguei com a misturinha mágica!
 Ela transforma qualquer resto num prato de forno delicioso. Fica fácil ser de "forno e fogão".
 Receita: 
Para cada copo de leite, 1 ovo e 2 colheres de parmesão ralado. Bater no liquidificador. 
Se gostar,uma pimenta do reino ajuda muito e um pouquinho de sal a gosto. Jogue sobre as sobras. Forno até gratinar. 

 Achei também um resto de frango desfiado de ontem, que foi do almoço e no jantar, virou empadão.

Lembrei da 

Salada do Gula Gula 

e
fiz a da General Mariante:
Peito de frango desfiado, cenoura ralada crua , 1 lata de milho verde, batata palha e passas pretas .
Ligar com um pouquinho de maionese light.
 Como tudo isso é meio "heavy" e sei que tem a turma da dieta que está me seguindo, vai a 

Sopinha de Alho Poró

apesar dos 43 graus de hoje na guarita do Fluminense, meu espaço predileto. 

Doure 1/2 cebola picada e 3 dentes de alho amassados. Refogue até cozinhar,1 chuchu,1 abobrinha e a parte branca de 2 alhos porós fatiados. 
Coloque um pouco d'água.Quando estiverem cozidos bater no liqüidificador. Corte bem fininho um pouquinho das folhas verdes do alho poró, bem lavadas, mas bem lavadas mesmo. 
E acrescente à sopa já batida para dar uma fervura.


  Achei também ainda da semana passada,
 pimentões das 3 cores e berinjela. 
Viraram a Caponata que eu adoro, muito fácil de fazer e super versátil. 
Pode servir quente, como molho de uma massa, fria na torrada, dentro do pão integral colocada no Grill..... Dura bastante na geladeira....

Para fazer a Caponata 

Corte em cubos não muito pequenos:
 Berinjela, pimentão verde, vermelho e amarelo, cebola, tomate, algumas passas pretas. Coloque num tabuleiro, tempere com sal e orégano . Regue com pouco azeite para ficar bem light e coloque água até ficar mais ou menos 1 dedo de líquido no fundo do tabuleiro. 
Leve ao forno médio para assar até murcharem os legumes. De vez em quando de um virada. 

 Para o jantar, teremos camarão à milanesa com batata palha para a turma do patrão. Tudo bem heavy, bem gorduroso. Eu vou na Caponata fria com alface e na raiz do dia, que hoje vai ser inhame!

 Amanhã, se o calor deixar , vou à Cadeg. 
IMPERDIVEL!
Um carioca verdadeiro ou mesmo os que adotaram o Rio como cidade natal, tem que ir lá!
Sábado é meio complicado. Muito cheio e já percebi que os preços ficam mais altos!
Mas em compensação tem a festa dos portugueses, um barato!
O galpão das flores fecha ao meio-dia, mas é um delírio! Principalmente em setembro quando chega a primavera!
Não há melhor lugar para ativar as papilas gustativas e criar ótimas receitas. 
E curar qualquer MEG (mal estar geral)!
E agora tem ótimos restaurantes que abrem domingo também!
Bom divertimento!


quinta-feira, 1 de março de 2012

Cremes também

A Simone minha amiga me ligou!
Adorei porque estava com saudades dela!
Está gostando das receitas e  disse que quer também as receitas dos cremes, pois achou a minha pele na foto bem lisinha!
Com certeza, aquilo não são só os cremes......
Um pouco de Photoshop do Rogério Erlich....sempre engana.
Mas realmente acho que o que ajuda muito são as fórmulas da Karla Assed.

No momento os creme são:
Manhã:Collagenist da Helena Rubistein e à noite Orchidée Impériale da Guerlain.
Adoro borrifar o rosto com Água Termal e depois do creme, como filtro, estou usando o Photoage da Dermage com o pó da Chanel.
A pele fica um veludo!


Mas, voltando à cozinha, finalmente consegui comer a Saladinha de Abóbora!
E ficou tão linda que fotografei!
Adoro abóbora! Quando criança, a mamãe dizia que  comendo abóbora as pernas ficavam grossas e bonitas!
Só não esperava que o padrão de beleza atual fosse pernas finas!!!!!! Ah, se eu soubesse!
E as minhas ficaram grossas mesmo!!!!!
Mas, continuo amando abóbora!

Com o resto do frango do almoço, fizemos um empadão.
Como gosto de novidades, fiz a receita do pacote de margarina que ficou ótima.


Empadão de Frango

3 xícaras de farinha de rtigo
200g de Margarina
1 ovo
4 colheres de sopa de leite
sal 
ovo para picelar

Amassar tudo até ficar bem lisinha.
Costumo abrir entre 2 pedaços de plástico Muito fácil!

Para o recheio, desfiei o resto do frango do almoço.
Fiz aquele molho branco com cebola ralada, farinha de trigo e leite e juntei umas colheradas de requeijão.
Ficou bem cremoso!

Forrei a forma com a massa, recheei e cobri. Pincelei com ovo
 e levei ao forno.
Nada light, mas ficou gostoso.

Vamos ver o que pinta amanhã.



Pouca coisa

Hoje não tinha muito o que transformar!
Só um nhoque que tinha comprado pra comer ontem,
 dia 29, com o Heitorzinho, pois acho que todos sabem que comer nhoque no dia 29 com uma nota de 1 dolar sob o prato, traz dinheiro.
Infelizmente esqueci que não ia almoçar em casa e ia passar o dia fora. Tô ficando esquecida!
Prefiro fazer o nhoque em casa, mas como no meu aniversário comprei umas massas da Cantinella, aqui de Laranjeiras e adorei, resolvi experimentar .
Laranjeiras tem coisas boas, só que nem sempre valorizamos o que temos.
Na minha opinião, os "laranjeirenses" não são bairristas!
 Como estamos pra cá do  Túnel Rebouças,
 achamos que tudo do lado de lá é melhor.

Mas, assistindo geladeira,achei um molho de tomate deixado pela Marisa na 2a feira, vi que ainda estava bom e  sapequei no nhoque! Ficou ótimo!
Pedi a Mi que fizesse uma salada de abóbora ( a minha amiga do peito) e uma abobrinha quente, ralada no ralo grosso e salteada no azeite...
Muito pouco variado: abóbora e abobrinha!
 Mas era o que tinha!
E a salada de abóbora,para quem gosta dela é refrescante e nutritiva!

Mas ela não entendeu nada. Trocou tudo!

Fez a salada de abobrinha e não fez a abóbora quente......

Como tinha frango, me contentei em ficar sem meu leguminho quente que eu tanto amo.

Sopa de Abóbora Light

Isto foi escrito na 3a feira, mas só hoje consigo publicar!
Ontem ( 2a feira) o dia foi PUNK!
Ia ser dia de dobradinha, que o povo daqui de casa adora e eu não posso nem com o cheiro!
Fujo da cozinha!!!!!!
E também porque quem estava trabalhando era a Marisa, uma antiga cozinheira, que agora é folguista.
 Ela faz uma comida muito gostosa (quando não erra), mas faz uma bagunça na mesma proporção do sabor da comida! 
Consegue sujar 16 panelas! Adora ficar nesta confusão, coloca coisas na janela, eu tiro, ela coloca de novo, liga o rádio, me deixa louca.
Já tentei corrigi-la, mas não tem jeito!
Depois de tantos anos cheguei à conclusão que não vale a pena me aborrecer...e tenho que aguentar, pois o marido, como todos os homens, só para contrariar diz que adora a comida dela, mesmo saindo um dia o macarrão grudado, o purê salgado ou o feijão sem sal.
 PUNK mesmo!!!!!!!
Então não pude inventar muita coisa!
Por isso, para agradar , vou mandar uma receitinha de 
Sopa de Abóbora, bem light.
Fico muito feliz quando posso me alimentar sem engordar.
Aliás, a abóbora se tornou minha amiga do peito..... Faço purê, salada, sopa, doce lighte saboreio sem culpa.

Então vamos à sopa......
3 xícaras de abóbora picada e 1 cebola cozidas no vapor. 
Bater no liquidificador com sal a gosto e 2 polenguinhos light.
Se ficar muito grossa, acrescente água.
Se quiser, coloque 1 raminho de agrião cru, bem lavado, e abafe.
Fica linda!

Pouquíssimas calorias e muito sabor!