segunda-feira, 28 de julho de 2014

Frio dá fome?????

E agora???

 O frio começando e a vontade de comer coisas, aumentando....
Com ela, tudo aumenta: a perna , o pé, o traseiro....
As roupas encolhem.....
Meu Deus!
 O que fazer para manter o corpo exigido pela mídia?
E que, mesmo na 3a idade nos faz parecer mais jovens?
É só comparar uma gorda de 26 anos e uma magra de 62 anos.
Em quem a roupa fica melhor?
Além do mais, gordura não ajuda em nada, principalmente depois dos 62.....
Então, o negócio é apelar para truques que enganem a fome e adquirir hábitos que nos ajudem a 
 emagrecer e entrar nas roupas que gostamos.
Penso que o a primeira coisa a fazer é

 banir o açúcar do cardápio diário.

Ele é nocivo, traz diabetes e não tem nenhum valor nutritivo.
Então, encha a geladeira de frutas e gelatina.
É melhor comer uma banana do que uma barra de chocolate.
Invista nas sopas e nos chás; às vezes, basta um chàzinho quente para fazer a gente aguentar até a hora do jantar.
Mas de qualquer forma, vou continuar com minhas receitas, procurado coisas leves e quentinhas que alimentem e não aumentem o corpo.
Para emagrecer não é preciso passar fome.
Experimente tirar o açúcar, a farinha branca e as bebidas gasosas.
Comer farinha branca depois das 18 horas é um perigo.
A gente acorda faminta no dia seguinte.
Outra dica simples e útil é comer uma maçã todos os dias ás 5 horas.
Fácil de levar na bolsa.
Invista nas sopas.
O hábito de tomar sopas na hora do jantar, faz muita  diferença.

Outra coisa a fazer é abandonar os refogados das sopas
Fica mais emagrecida!!!!!

Eu adoro esta de 

ABÓBORA COM GENGIBRE

2 xícaras de chá de água 
1 abóbora japonesa cortada ao meio
1 pedaço de 5 cm gengibre fatiado com casca
1 cebola branca cortada em 4
3 dentes de alho
Como é muito chato descascar a abóbora, cozinhe em água com sal com casca e tudo.
Depois de cozida, fica fácil tirar a casca com um cortador de legumes.
Levar os pedaços de abóbora para a panela, acrescentar mais 2 xícaras de água, a cebola, o gengibre e o alho.
Cozinhar por mais ou menos 40 minutos com a panela tampada.
Bater no liquidificador. e provar o sal.
Servir com cebolinha fatiada e umas folhas de salsinha.
Quando colocar na sopeira, acrescentar Yogurte e um fio de azeite.

Mania de Brownie

Não é de hoje que temos a mania de Brownie.
Na casa de Angra, saem até 2 fornadas por dia.
E a receita é super-simples e fácil de fazer.
Difícil é parar de comer.

Segue a receita:

Colocar na batedeira: 
200g de manteiga derretida e fria, 2 xícaras de Nescau, 1 xícara e meia de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de chocolate em pó, 6 ovos e 1 colher de chá de baunilha.
Bater na velocidade baixa até incorporar bem os ingredientes.
Colocar no tabuleiro untado e polvilhado e levar ao forno baixo até fomar uma casquinha dura e, em se enfiando um palito, este saia sujo de uma massa já meio encorpada.
Deixar esfriar e cortar os quadrados.
Depois é só tentar resisitri à tentação....

Voltando

Bem... escrever um blog é um compromisso....
Você começa de brincadeira e de repente, se vê responsável pela expectativa das pessoas que começam a te seguir.
Confesso que não sou muito fiel ao blog, mas minha fidelidade à cozinha é inabalável!!!!.
Nestes últimos dias, tem rolado bastante doce aqui em casa.
O forte são os rocamboles e os brownies.
Não há um dia sem eles .
E a Vitória já está uma craque no assunto.
Também, com a minha receita,
 o rocambole não falha nunca:

Antes de tudo, pré-aquecer o forno a 180 graus.
Untar o tabuleiro (40 x 25) com manteiga e forrar com papel impermeável, pincelado de manteiga também.

Para um tabuleiro médio, coloco na batedeira
 6 ovos e 6 colheres de sopa de açúcar.
A batedeira tem que ser forte como a minha Planetária Arno
Bater estes ovos e açúcar até ficar bem fofo e claro e não cair do batedor.
Peneirar separadamente,
 5 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de chá de fermento.
Desligar a batedeira e juntar a farinha, misturando levemente e acrescentar 1 colher de sopa de água.
Colocar no tabuleiro e assar até ficar dourado.
Já deve estar esperando sobre a pedra da cozinha, um pano de prato ligeiramente úmido e forrado de açúcar.

Para o recheio, pode-se usar doce de leite comprado pronto ou mesmo aquele feito com leite moça na panela de pressão.

Voltando....
Virar o rocambole no pano de prato , tirar o papel aos poucos, rasgando as tiras e enrolar o rocambole ainda quente, sem o recheio, para pegar a forma.
Deixar descansar um pouquinho e ficar morno, desenrolar e usar o recheio de sua preferência.

Gosto muito da  mistura de sabores doce e salgado. 
Uma boa idéia para lanches é rechear este mesmo rocambole doce com uma pasta de atum com Maionese. É só amassar o atum com a Maionese, colocar um pouquinho de mostarda e catchup e usar. Fica delicioso e diferente.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Tudo tem seu lado bom

Oi, gente:

Ontem passei para as muletas, já estou andando melhor.
Tive que colocar mais peso no pé direito e para isso o Said,
 meu médico maravilhoso,
 me colocou na balança.
Que surpresa! 
Menos 4 kg!!!!
Ulala!
Não há um mal que não traga um bem!
 Assim vou alcançar os 54kg tão almejados e 
que me fazem sentir uma Miss!!!! 
Força de expressão!
Então, fiquei pensando em colocar aqui umas receitinhas muito simples, da primeira dieta que fiz na vida, em 1974. 
Upa, há quanto tempo! 
A dieta era de um dos grandes e famosos médicos de emagrecimento; um gato, diga-se de passagem.

Cumpri a dieta à risca, e logo logo, voltei ao corpo de solteira, o corpo de antes da Gravidez.
Sim, porque, para mim ficar grávida sempre foi um dos maiores prazeres da vida e comia tudo o que podia.
Queria muito ter os 6 filhos que tive, curti bastante todos eles e hoje acho um milagre de Deus poder conviver com pessoas
 tão maravilhosas, tão diferentes umas das outras,
 mas nas quais encontro em cada uma um pedacinho de mim.

A dieta dele era muito básica.
No início, passava-se um pouquinho de fome, mas como somos seres humanos perfeitos, a adaptação era muito fácil.
Vale lembrar que naquela época, há exatos 40 anos atrás, não existiam todos os recursos light e diet, barrinhas, refrigerantes, enganações,etc, que existem hoje

Então, vamos ao primeiro dia:

Café da manhã: 
1 xícara de chá ou café com leite
2 biscoitos Cream crackers ou 1 pãozinho sem miolo com manteiga

Almoço:
Purê de batatas

Peixe ao forno
150g de filé de peixe
1 cenoura aferventada
1 tomate
1/2 cebola
1/2 colherinha de manteiga
1/2 xícara de suco de tomate
1/2 beterraba
Pique os legumes em pedacinhos. 
Tempere com sal, pimenta e mostarda
Numa forma de louça individual untada, colque o filé de peixe.
Cubra com os legumes picados e temperados .
Derrame por cima o suco de tomate e ase em forno quente por cerca de 40 min.
 Sirva quente.

Obs: notem que a receita leva suco de tomate e não massa de tomate, que é engordativa.

Jantar:

Sopa de legumes      
1/2 cubinho de caldo de galinha
1/2 cebola picada
2 dentes de alho amassado
1 xícara de abobrinha em fatias
1/2 xícara de cenoura picada
1/2 xícara de tomates cortados
1colher de chá de salsinha picada
1 xícara de água
Numa panela anti aderente, toste a cebola e o alho.
 Junte os outros ingredientes cozinhe tampado até os vegetais ficarem macios.
Se necessário, acrescente mais água.
Na hora de servir, salpique com 1 colher de chá de parmezão ralado  

Fígado ao suco

150g de fígado
1/2 xícara de suco de tomate
sal e oimenta à vontade
Salsa e cebolinha
1 colher de sopa de cebola picada

Ponha o suco de tomate numa panelinha.
 Cozinhe em fogo brando juntamente com a salsa e a cebola. Tempere com sal e pimenta.
Junte o fígado e cozinhe de um lado e de outro por alguns minutos.
Retire do fogo , cubra a panela por 5 minutos e sirva.

É importante sempre comer uma proteína e
 evitar os carboidratos à noite.

Esta é a minha experiência: 
Se como farinha branca depois das 6, acordo faminta.
Se não gosta de figado, substitua por um filé de frango ou
 100g de presunto.              
Espero poder amanhã continuar com minhas receitas e
 espero gostem.                        

segunda-feira, 31 de março de 2014

Fechou-se a cortina

Fechou uma cortina

Para quem não sabe, no dia 23 de janeiro caí e fraturei o fêmur.
Estou de molho há 2 meses e para ficar nova, 
ainda tenho mais 2 meses pela frente.
Como tudo na vida, tudo mudou....de novo.
Cirurgia, hospital, cama, andador, fisioterapia, acompanhante....
De um segundo para outro a vida da gente muda,
 assim como também em um minuto pode-se estragar um prato que se esteja fazendo com todo capricho.
Logo que caí, pensei: agora vou ter tempo de me dedicar ao blog...
mas, que nada... 
Tudo é muito desconfortável e não dá muita vontade de fazer as coisas.
 Ainda mais na cozinha!!!!!!!!!
Foi como se caísse uma cortina, fechasse um ciclo da vida e
 estou na espera para começar outro.

Mas, hoje me animei.

Recebi o futuro sogro da Claudia e a mulher para jantar e resolvi colocar aqui as minhas receitas.
Também, conversei bastante com a minha amiga Jill, que é expert em cozinha e sabe tudo.....

O jantar ficou muito bom.

Fizemos, salada de figos enformados e presunto de Parma, Farfalle com molho de cogumelos selvagens, Roast bife com aspargos verdes e cenourinas, batata palha e arroz.
Para esperar os convidados, fiz uma pastinha de salmão com Cream-cheese .
Pena que não tirei fotos, porque até tenho agora uma máquina super especial, mas, na confusão me esqueci.

Vamos as receitas.

Pastinha de salmão

  Bater no processador, 1 caixa de Philadelphia com 2 pacotinhos de salão defumado(200g), 2 colheres de sopa de Maionese, 2 colheres de sopa de Catchup.
Pode colocar uma pimentinha, se quiser.
Fica ótimo....
 Esta mesma fórmula serve para atum, salsinha, ervas finas, salaminho, presunto, queijo Roquefort, alho, cebola, azeitonas pretas picantes....
 Use  sua criatividade sem medo.
 Pode temperar com pimenta, noz moscada, mostarda,etc.
No Hortifrtti, tem também um Creme de Ricota que também dá pastinhas ótimas.





Massa com cogumelos selvagens da Jill


Colocar numa panela 3 colheres de azeite e 3 colheres de manteiga.
Depois de derretido, juntar 2 dentes de alho picados e 1 cebola roxa picada bem fina.
Acrescentar os cogumelos frescos picados (usei 2 bandejas de Shimeji e 2 de Shitake),  um pouco de vinho branco seco e 1 colher de vinagre balsâmico.
Juntar pimenta do reino, sal e fritar por 5 minutos.
Misturar à massa já cozida.
Salpicar salsinha muito fina.

Para a massa, alguns segredos:
Quando escorrer, guardar um pouco da água do cozimento.
Colocar a massa numa tigela de louça untada com azeite e na hora de servir, umedecer com a água separada.
Servir com um bom parmesão ralado .


A Salada de Figos enformados é simples e linda. 

Adoro pratos coloridos e a mistura dos sabores.
Descasca-se os figos e corta-se ao meio.
Forra-se uma forma com plástico filme e vai arrumando as metades em camadas, apertando bem.
Arruma-se em uma forma camadas e coloca-se de véspera no Freezer.
No dia, tira-se para a geladeira e na hora de servir é só desenformar sobre uma cama de folhas verdes e arrumar as fatias de presunto .
Usamos para a salda aquele molho de balsâmico com azeite, Catchup, mostada e mel.

O prato principal era um Roast Beef de filé mignon, acompanhado de aspargos verdes e mini -cenourinhas.
Fizemos também uma linda travessa de batata-palha, para os complicados que não comem legumes.

Como sobremesa, fiz o meu pudim de claras, pois já tinha 2 copos de claras no freezer , acompanhado do creminho de Cremogema.

Tenha sempre no freezer um copo de tampa para guardar as claras, quando só se usa a gema. 
Elas se conservam muito bem e são ótimas para suspiros, cobertura de tortas, Marshmellow e outras criatividades.

Creminho de Cremogema

Meio litro de leite
2 colheres de sopa de Cremogema 
1 colher de sopa de açúcar 1 colher de chá de baunilha
1 gema de ovo

Dissolver o Cremogema no leite, acrescentar a gema , o açúcar e a baunilha e levar ao fogo para engrossar.
Servir numa molheira em separado.

Fiz também aquele bolo quente de chocolate, acompanhado de sorvete de creme.
Não sei se já dei a receita aqui.
Se não dei, darei em seguida.





sábado, 24 de agosto de 2013

Então,
 estou ausente há muito tempo, mas nada como reencontrar alguns amigos, até porque os encontros virtuais atualmente, parecem nos aproximar, mas nada como estar de fato com as pessoas.
Portanto, hoje encontrei na piscina do Flu, meu amigo
 João, de águas e gastronomia.
João é um CHEF.... Diferente de mim que desde os 7 anos faço minhas incursões à cozinha, dando minhas cacetadas, mas nunca entrei num curso formal , até em Paris, como ele.
Me interessei, porque, minha amada mãe, não sabia nem fazer um bife e a minha vizinha tinha uma mãe que fazia tudo e me deixava babando com o que via quando estava lá.

Tenho na minha lista alguns cursos particulares:
 o primeiro deles feito na casa de uma senhora embaixatriz, chiquérrima, na esquina de Praia de Botafogo com Marques de Abrantes, onde aprendi pratos sofisticados, que só fazia aos domingos para o papai, que curtia bastante uma Boa Mesa.
Depois tive aulas com a D. Maria Luiza Goes, amiga da minha saudosa sogra, nuns encontros super agradáveis no play do seu prédio na Vieira Souto. onde eu era a mascote ( a maioria devia ter mais dos 62 que tenho hoje).
Depois vieram:
 As Marias, Célia Portela, Phillipe Brie, Madame Amorim...e sobretudo a Elvira, quando fizemos sociedade naquele Buffet sem Nome que fazia  desde pratos congelados até sobremesas para restaurantes e festas infantis. 
Com ela aprendi bastante...Pena que sumiu...Foi para Paris com uma família e lá ficou. U!lá, lá!
Na época das aulas do Phillipe me veio a ideia de fazer mini bolos para dar de presente e, parece que ,como se propaga a Internet hoje em dia, a ideia veio à tona para muita gente e
  apareceram bolinhos por todos os cantos.
Madame Amorim era famosa aqui pelo Flamengo. 
Até publicou um livro!
Tive uma cozinheira, logo que casei, que vivia fazendo os cursos desta tal madame... Acabei indo também fazer com ela um curso de confeiteiro, para me aprimorar na arte , mas não rolou.
Tenho até hoje seu livro  com receitas práticas que oportunamente colocarei aqui.
Bem, mas voltando ao João, ele postou no Face uma foto da torta de banana tirada do meu blog e adaptada por ele.
Curti, mas como não sou muito chegada à rede, nem vi que ele era do meu Blog
Claro, que ele como CHEF, mudou um pouco a receita e a Torta ficou maravilhosa!!!!!
Meu reencontro com o João me incentivou a voltar ao Blog e, daquela conversa de borda da piscina, nos surgiram várias idéias...
Sim, porque nadar, além de ser um exercício para o corpo é principalmente um exercício para o cérebro.
Quem pensa que a gente conta azulejos, está redondamente enganado...
Nem se vê os azulejos....
As idéias surgem lá do fundo do inconsciente e vêm à tona num desabrochar de pensamentos super interessantes; sem falar na terapia para resolução de problemas e no gasto calórico que nos permite comer quase tudo sem culpa.
NADAR É TUDO!!!!
Então, entre uma braçada e outra, pensei em recomeçar dando idéias para um lanchinho de amigas.
Depois que me mudei , tenho reunido as pessoas sempre com um "Petit Comitê"
 mesmo com aquela mega  cozinha onde espero um dia fazer grandes pratos.
Para um lanchinho bem apresentado, é preciso ter 
algumas peças enfeitativas, como pratos de bolo com pé, taças de vidro de várias alturas e tamanhos, potes, cestas, guardanapos coloridos , panos coloridos,etc
 No Dia dos Pais, reuni a família aqui e o lanchinho 
 ainda está fresquinho na cabeça.

Olhem o que fiz:
Numa taça de vidro alta, fiz uma Caprese com mini-tomatinhos, mini muzzarelinha de búfala, manjericão, rúcula, orégano, sal, pimenta do reino e bastante azeite bom.
Fica lindo, Tricolor como o meu Fluminense. Finquei vários palitos de churrasco para o belisco.
Fiz também um Empadão de Frango, 
aquela receita que não leva nada verde nem vermelho, (para os chatos da casa),mas que fica úmida e que todos adoram.
 Teve também Brie com geléia de damasco, facílimo da fazer,coloquei numa assadeira Le Creuset vermelha dentro da massa folhada.
 Uma cesta de pães variados, incluindo o australiano, torradinhas e um prato de frios: presunto , peito de peru e queijo em fatias .
Tenho uma panela linda  de cerâmica vermelha que ganhei da minha amiga Carmen e que vai direto para a mesa,
 onde fervi mini Salsichinhas Ceratti compradas no Brasil Tropical do Cadeg (rua 9) e em volta, coloquei potinhos com
 Mostarda, Ketchup e molho de tomate.
Uso sempre Grissinis bem compridos, num pote de vidro, 
gostosos e decorativos.
 Tinha também um Salmão defumado (do mesmo Brasil Tropical), super bom, da Frescatto, rodeado de blinis feitos pela Neuza. e à parte
 potinhos com limão, ovo cozido, cebola picada e creme azedo.
Aliás, estou adorando os produtos Frescatto.
O Badejo é maravilhoso e o filé de linguado também. 
Tem sempre no Hortifrutti.
Podem comprar que é bom!
Para sobremesa,
 encomendei brigadeiros da Marcinha e fiz 2 bolos, 1 de massa branca coberto de brigadeiro preto e outro de massa de chocolate, também com brigadeiro e sorvete.
A mesa ficou linda, super chique, finalizada pela arrumação da Roberta que tem um talento especial para isto.
Chamei um garçon e assim ficou mais fácil o serviço.
Na verdade, foi tudo muito simples e gostoso,
 mas vou ensinar como fazer.
Para a Caprese, compre porções iguais de Muzzarelinha de Búfala (as menores que encontro são do Hortifrutti) e tomatinhos cereja.
Corte os tomatinhos ao meio, escorra a água das muzzarelinhas, (deixe ecorrer bem) tempere com sal, pimenta, orégano, manjericão fresco, azeite e coloque na geladeira.
Na hora de servir, arrume na taça as folhas de rúcula, despeje a mistura. Finque os palitos!
Para o Brie, unte a assadeira, de porcelana, forre com a massa folhada Arosa( no Brasil Tropical tem o rolo dela já aberta) coloque o brie, cubra com geléia de damasco e cubra de novo com um disco de massa folhada, dando um jeitinho nas bordas.
 Pincele com um ovo misturado e leve ao forno médio até ficar bem corado, quase marron.
Para o Empadão de Frango, a receita é muito simples.
Uso sempre a Margarina Qualy para fazer massas, embora muitos torçam o nariz para ela.
 Se quiser usar manteiga também dá certo.
Para meio pote de Qualy (250g), 2 xícaras e meia de farinha de trigo, 1 ovo, uma pitada de sal e 1 colher de chá de fermento.
Amasse com as mãos até ficar tudo ligado.
Forre uma forma de aro, coloque o recheio e cubra.
Para o recheio, refogue 1 cebola picada em 2 colheres de manteiga, junte 1 peito de frango, dê uma refogada, acrescente água,sal e tampe a panela para cozinhar até ficar macio.
Enquanto isto, prepare um molho branco:
 derreta 100g de manteiga junte 1 colher de sopa de farinha de trigo e torre esta farinha na manteiga até espumar.
 Quando espumar, acrescente uma xícara de leite fervendo e mexa vigorosamente para não embolar.
 Deixe esfriando.
Pegue o peito de frango cozido, desfie e junte ao molho branco.
Coloque meio copo de Requeijão Poços de Caldas, 2 colheres de parmezão ralado,acerte o sal, uma pitada de noz moscada e
 se estiver bem frio, 
derrame sobre a forma já forrada com a massa.
Para cobrir, pegue o restante da massa, faça uma bola,coloque entre 2 pedaços de saco plástico e abra com o rolo até ficar do tamanho da forma.
Levante um dos plásticos e cubra a massa, arrematando com os dedos.
Arrume o Salmão numa travessa comprida, cortado em 4, pois já vem fatiado na horizontal e arrume os blinis em volta.
Arrume a mesa com pratinhos de sobremesa (é lanche), guardanapos coloridos,cestas com pães, talheres. etc.
Não fica caro e fica prático!
Cada um se serve como quiser e agrada bastante.
Trarei outras idéias!
Até breve!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Tudo mudou

E tudo mudou mesmo!
 Não assisto mais geladeira . 
Incrível como a vida é dinâmica!
 A gente vive reclamando que não tem tempo, mas não se tem o tempo, porque tempo não é para se ter e sim para se usar,
  fazendo coisas, que às vezes fazemos por opção e às vezes por obrigação!
 Para quem não sabe, estava envolvida com o final da obra do meu tão sonhado apartamento e finalmente em 15 de outubro do ano passado me mudei!
 De tantas coisas que fiz ou tive que fazer,
 não vi o tempo passar.
Me mudei com a colaboração de uma pessoa que, no início me pareceu muito boa, ativa, prestativa, sabia o básico de cozinha, mas ao final de 5 meses inventou uma coceira nas mãos e disse que não podia mais trabalhar.
Então, arranjei outra e esta outra, além de cozinhar muito bem, muitos legumes e verduras, bem variadas, ainda resolve tudo
 e eu estou deixei tudo por conta dela.
Nuca sei o que vou comer, mas sempre uma coisa diferente.

Por isso, só agora estou voltando!
E vou continuar passando para os que me seguem, as receitas e dicas dos meus cadernos.
Engraçado é que fiz, no meu apartamento a cozinha dos meus sonhos, aberta para a sala de jantar, para cozinhar para os meus amigos, mas até agora a única coisa que fiz foi um
 Fettutine Alfredo para o Heitor.


Vejam a minha cozinha:
Abrindo para a sala de jantar
Então, para reiniciar as minhas atividades, segue a maneira de fazer o Fettuttine


Estou usando aquele da marca Don Frediano, 
comprado no Zona Sul.
A caixa tem 200g; são 4 enrolados de massa e 1 só é bastante para uma pessoa.
Faço o Fettuttine como vi fazer naquele Alfredo Di Roma, lugar obrigatório para qualquer turista!!!!!
É assim:
No próprio prato onde vai ser servido, de preferência um pouco fundo, coloco 2 colheres de sopa de manteiga na temperatura ambiente( para 1 pessoa). Puro colesterol!
Deixo separado bastante queijo parmezão ralado.
Cozinho a massa em água com sal e, logo depois de escorrer jogo sobre a manteiga no prato, coloco o parmezão e mexo até o calor da massa derreter a manteiga e o queijo.
Muito fácil e muito gostoso.
Muito engordativo também !!!!!!

Também chamei a Virgínia para almoçar e mandei fazer para ela uma Brandade de Bacalhau
Tenho umas conchas maravilhosa que foram da minha mãe, mas a Brandade ficou meio sem graça, porque deixei aquela 1a cozinheira finalizar e , como ela não tinha muita sabedoria
, não colocou o queijo.
 Segue a receita que sempre agrada:

.Brandade de bacalhau


  1/2 (meio) kg de lombo de bacalhau imperial
§  2 dentes de alho
§  2 xícaras de leite
§  tomilho
§  folhas de louro
§  alecrim
§  1 xícara de azeite extra virgem
§  200g de pure de batata
§  1 dente de alho picado
§  1 xícara de creme de leite
§  1 colher de sopa de cebolinha francesa picada
§  gotas de limão siciliano
§  sal a gosto
§  pimenta a gosto
§  Numa panela no fogo coloque para ferver o leite com água (a quantidade de água é a mesma de leite, para ficar meio a meio). Coloque também o tomilho, o alecrim e o louro. Quando ferver, desligue o fogo e coloque a posta de bacalhau imperial. Tampe a panela e deixe por 20 minutos com fogo desligado.
§  Depois, retire o bacalhau da panela e desfie em lascas.
§  Coloque azeite numa outra panela no fogo, adicione o alho para refogar e em seguida adicione o bacalhau. Vá misturando para deixar o bacalhau suar e secar. Quando estiver bem sequinho adicione o purê de batata e mexa mais. Desligue o fogo e adicione o azeite e o creme de leite, sem parar de mexer.
Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para gratinar.