sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Recém casadinhas III

Oi, Oi....

Amanhã é sábado e provavelmente, vocês vão tomar um
 Café da Manhã juntos, sem pressa...
Quer surpreender????
Faça Waffles!
Estes homens que na sua maioria são sem noção, vão ficar surpresos com o talento da queridinha, que sabe fazer
 Waffles para o Café da Manhã.
Espero que todas tenham um liquidificador, pois é um eletrodoméstico essencial.
Para a receita dar certo, é importantíssimo que  seja seguida à risca e vocês vão ver que não tem mistério.
Mas ,
 sempre façam um charme, dizendo que é receita de família, especialidade sua.
Ah! Lembrem-se dos acompanhamentos:
 manteiga, mel, Nutella ou calda de chocolate e, se quiserem incrementar, morangos, amoras, blueberries.....

Então , mãos à obra....

No liquidificador, coloque 3 ovos e bata até ficarem meio fofos.
Junte 1 xícara e meia de farinha de trigo e bata até ficar homogêneo.
Derreta um pouco de manteiga no microondas, numa potência baixa para não fritar e acrescente ao liquidificador,
( sempre  me lembro da Lou que dizia: líquido de ficador)
 7 colheres de sopa desta manteiga derretida e 1 xícara de leite.

Bata de novo até misturar.

Junte 1 colher de sobremesa de açúcar , 1 colher de sobremesa de fermento e 1 pitada de sal.
Bata por mais 3 minutos, contados no relógio.
Esquente o Grill na temperatura máxima e use um pincel para untar com manteiga.
Com uma concha, distribua a massa na máquina, apenas para cobrir os quadradinhos, porque ela cresce bastante.
Se sobrar massa, você pode fazer o restante e congelar já pronto.
Quando quiser usar é só esquentar no forninho elétrico.

Calda simples de chocolate.

11 colheres de sopa de Nescau
1 colher de manteiga 
3 colheres de leite
Leve ao fogo até ferver.
Fica deliciosa e depois você pode guardar na geladeira, 
para comer com sorvete.

Para a tarde de sábado, vendo um filme na TV, sugiro uma pipoca doce....
Vocês tem pipoqueira???
Se não tem , é preciso.
Misture num copo daqueles pequenos,
 quantidades iguais de Nescau e açúcar.
Coloque óleo no fundo da panela, só para cobrir o fundo e
 junte meia xícara de milho de pipoca.
Quando a primeira estourar, jogue a mistura de açúcar com Nescau, tampe a panela, abaixe um pouco o fogo e mexa sem parar até todas estourarem.
Fica uma delícia, igualzinha à da esquina! 
Beijos e bom fds!!!!

Recém casadinhas II

Gente, como o tempo passa!

Revendo o blog, vi que a penúltima postagem foi em julho, 
tempo de frio e nós agora, morrendo de calor.
Então, continuando para as recém casadas do século 21,
 vou ensinar coisas básicas.
No século passado, quando me casei, era tão normal termos cozinheira como era fácil conseguir.
Eu sempre gostei de cozinhar, mas logo no início, tive uma cozinheira maravilhosa que me ensinou muito.
Foi com ela que aprendi a fazer um bife maravilhoso!
Só vestia branco e fazia questão de fazer refeições completas 
com entrada, prato principal, acompanhamento e sobremesa.
E ainda era servido à francesa!!!
Hoje em dia admiro as minhas contemporâneas que conseguem este luxo, pois comigo já virou bagunça.

Então, para as recém casadas:

 Arroz branco
Coque na panela uma colher de sopa daquele temperinho que dei ontem. Vá mexendo para não escurecer, mas fritar um pouquinho a cebola.
Junte 1 xícara de arroz cru, lavado e escorrido.
Frite um pouco e acrescente 2 xícaras de água e sal. 
Quando levantar fervura, abaixe bem o fogo e tampe a panela.
O arroz vai crescer e quando estiver quase seco, 
desligue o fogo e deixe terminar de secar no vapor.

Para o arroz integral, aprendi a dica com o
 Claude Troisgros na TV.
Como este arroz é duro e difícil de cozinhar, faça como se faz macarrão: com bastante água e sal. 
Quando estiver no ponto, é só escorrer.

 Não deixem de fazer FEIJÂO!!!!!
Os maridos adoram e 
lembrem-se que a maioria veio da casa da mamãe
 que já era dona de casa veterana... 
Infelizmente, ainda o machismo impera!!!!!

Cozinhem 1 quilo de feijão de uma só vez.
Coloque de molho de véspera, para tirar os gazes.
No dia, jogue fora aquela água do molho e coloque na panela de pressão com nova água, 3 folhinhas de louro.
Quando começar a pressão, abaixe o fogo e marque 30 minutos.
Numa outra frigideira coloque umas
 4 colheres daquele tempero e 4 colheres de óleo.
Deixe refogar e acrescente à frigideira 1 colher de sopa do feijão cozido.
Amasse alguns grão e volte com ele para a panela.
Prove o sal e se precisar acrescente.
Depois de frio, coloque em potes pláticos e congele.
Você terá feijão fresquinho a semana toda para o maridinho.
E tenho certeza, vai fazer sucesso!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Recém casadinhas

Hoje escrevo para minha adorada quinta- filha, 
meu bebê que agora se casou e está precisando de algumas referências culinárias.
Quando ela nasceu , foi a maior alegria de nossas vidas.
Eu já tinha a Lou, muito desejada também, que já estava com dez anos e que queria muito uma irmãzinha .
Foi uma alegria!
Não que não amássemos os meninos!
Mas, cada um a seu jeito, além de se socarem e 
jogarem bola dentro de casa o tempo todo,
 não ficavam bem com laços, fitas e babados que nós mulheres adoramos.
Então, veio a Claudinha.....
Hoje, casada e com 30 anos!
E depois a Vi, porta voz da família, lúcida, persistente, irreverente e mais fofa do que nunca .
 É Hoje, a família é assim.




Bem, então,
 em homenagem a ela, 
aqui vão algumas dicas culinárias.
Para uma refeição completa, vocês precisam ter:
Grãos
Proteínas
Verduras e
Legumes

Para facilitar o dia a dia, preparem um tempero
 que fique na geladeira,
 para não ser preciso a toda hora ter que picar alho e cebola para o refogado.

Tempero pronto
3 cebolas grandes
6 dentes de alho
Oleo

Descasque e corte as cebolas em pedaços médios.
Descasque os dentes de alho.
Coloque no liquificador com meia xícara de óleo e uma pitada de sal.
Bata até formar um creme e guarde num pote tampado na geladeira.

Dica:
Tenha sempre 2 liquidificadores:
 um para doces e outros para salgados.
Assim você não corre o risco de tomar suco de melancia com gosto de tempero.

Eu gosto sempre de começar com a salada.
Sempre colorida .
Pensei em algumas combinações para variar dos
 inseparáveis alface e tomate .......

Não me lembro se já coloquei aqui, mas seguem novamente:
1- Rúcula, tomate em quadradinhos temperado com azeite, orégano, manjericão e lascas de parmesão.

2- Repolho picado fininho. Faça um molho a campanha  com tomate, cebola, pimentão e vinagrete e misture o repolho picado deixando marinar por 2 horas na geladeira.

Aliás, para quem não sabe, o vinagrete é feito com 3 partes de azeite para 1 parte de vinagre,balsâmico ou gotas de limão. 
Uma pitada de sal é um pouquinho de água.
Gosto de fazer naqueles copos de requeijão com tampa e sacudir. Depois pode- se guardar no mesmo copo na geladeira.

3- Agrião, tomate e pimentão amarelo picado. Se não gosta de pimentão, use gomos de laranja.

4- Alface crespa, cenoura ralada temperada com azeite, sal e alecrim.

5- Alface comum cortada bem fininha, 
legumes cortados à Juliana ( cenoura, batata, chuchu, vagem,etc), temperados só com azeite e sal.
 Se quiser incrementar, acrescente ervilhas em lata de boa qualidade.

6- Esta é do Gula Gula: frango cozido desfiado ( ótimo para aproveitar a sobra), cenoura ralada, batata palha e milho em lata. Misture uma colher de maionese com Yogurte desnatado e tempere, acrescentando sal e pimenta a gosto.
As melhores ervilhas e milhos enlatadas são da marca Bonduelle, mas da lata grande.
Aproveitando o tempo de calor, dou aqui uma receita de sorvete 

Chicabon.
Fica igualzinho
4 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres rasas de Maizena (200ml)
3 copos de leite
2 latas de Leite Moça Nestlé
Numa panela, misturar a Maizena e o chocolate
 com um pouquinho de leite para dissolver.
Juntar o leite restante e o Leite Moça.
Levar ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.
Deixar esfriar e levar ao congelador.
Quando começar endurecer, bater no liquidificador e
 repetir esta operação mais 2 vezes.
Aliás, a nova lata de Leite Moça  que não precisa de abridor é um show e facilita muito a nossa vida.

 Nestes dias de calor sofridos, melados e quentes, nada melhor que uma saladinha e depois um sorvete.
O Hortifruti é o máximo e a cada dia aparece um novo.
Lá ,encontra-se tudo fresquinho,
 num ambiente limpo e confortável.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Esquentando o corpo

Para o Rio de Janeiro, o frio está enorme!!!!
De qualquer forma e para não perder a forma,
 compareci fielmente à minha natação.
Água um pouco fria e muito frio lá fora.
Durante o dia, até o corpo fica quente depois de um exercício destes.
Mas, nada melhor do que uma boa sopa para nos aquecer.
Aliás, tomo sopa toda noite.
Já estou tão habituada e durmo tão bem e tão leve, que nem sinto falta de alimentos sólidos.

Mas, no almoço.....mando ver.
Nada melhor do que o arroz e feijão de todos os dias.
E a cada dia , uma coisa nova.
Para quem gosta de feijoada, é muito simples fazer uma pequenina.
Ótima para dias frios!
Não precisa ser aquela quantidade toda de carnes e salgados.
Hoje mesmo, depois de muita insistência,
fizemos uma mini feijoada de feijão manteiga.

Já estava querendo desde 6a feira....
Compramos lombo e costelinhas salgados, 
paio e carne de peito fresca.
Aliás, a carne de peito dá um assado maravilhoso, desfiando.

Mas, para minha triste surpresa, quando fui colocar o feijão de molho no domingo, começaram a sair uns bichinhos pretos terríveis, com asa e tudo, os famosos carunchos.
Fiquei desesperada; porque quando me preparo psicologicamente para comer alguma coisa, tenho que realizar meu desejo.
Então, com aquele frio todo de domingo, fui às 9 da noite até o mercado pegar outro saco de feijão .
Olhei por fora e achei que estava bom, válido até 2015.
Coloquei de molho, sem catar nem nada .
No dia seguinte, para minha outra triste surpresa, lá estavam boiando dois carunchos.
Não acreditei.
As carnes tinham ficado de molho, a carne de peito esperando e o feijão, incomível para mim.
Desisti....
E aí, como tinha sobrado Rocambole de Frango do Domingo, 
foi este o almoço frustrado de ontem.

Felizmente, hoje, foi uma festa.
Tivemos nossa mini feijoada de feião manteiga,
 com direito a couve mineira e farofa.

À noite, tivemos Sopa de couve flor com aipo.

Leve ao fogo 1 cebola cortada grosseiramente, meio tablete de caldo de carne ou frango e 1 litro de água. 
Acrescente 3 talos de aipo e deixe ferver. Enquanto isso, limpe e corte a couve flor e lave bem.
Acrescente à panela e quando estiver cozida,
 retire os talos de aipo , junte 1 colher de manteiga, sal, pimenta, 
1 pitada de noz moscada e bata no liquidificador.
Sirva bem quente e esquente seu corpo neste verdadeiro inverno.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Frio dá fome?????

E agora???

 O frio começando e a vontade de comer coisas, aumentando....
Com ela, tudo aumenta: a perna , o pé, o traseiro....
As roupas encolhem.....
Meu Deus!
 O que fazer para manter o corpo exigido pela mídia?
E que, mesmo na 3a idade nos faz parecer mais jovens?
É só comparar uma gorda de 26 anos e uma magra de 62 anos.
Em quem a roupa fica melhor?
Além do mais, gordura não ajuda em nada, principalmente depois dos 62.....
Então, o negócio é apelar para truques que enganem a fome e adquirir hábitos que nos ajudem a 
 emagrecer e entrar nas roupas que gostamos.
Penso que o a primeira coisa a fazer é

 banir o açúcar do cardápio diário.

Ele é nocivo, traz diabetes e não tem nenhum valor nutritivo.
Então, encha a geladeira de frutas e gelatina.
É melhor comer uma banana do que uma barra de chocolate.
Invista nas sopas e nos chás; às vezes, basta um chàzinho quente para fazer a gente aguentar até a hora do jantar.
Mas de qualquer forma, vou continuar com minhas receitas, procurado coisas leves e quentinhas que alimentem e não aumentem o corpo.
Para emagrecer não é preciso passar fome.
Experimente tirar o açúcar, a farinha branca e as bebidas gasosas.
Comer farinha branca depois das 18 horas é um perigo.
A gente acorda faminta no dia seguinte.
Outra dica simples e útil é comer uma maçã todos os dias ás 5 horas.
Fácil de levar na bolsa.
Invista nas sopas.
O hábito de tomar sopas na hora do jantar, faz muita  diferença.

Outra coisa a fazer é abandonar os refogados das sopas
Fica mais emagrecida!!!!!

Eu adoro esta de 

ABÓBORA COM GENGIBRE

2 xícaras de chá de água 
1 abóbora japonesa cortada ao meio
1 pedaço de 5 cm gengibre fatiado com casca
1 cebola branca cortada em 4
3 dentes de alho
Como é muito chato descascar a abóbora, cozinhe em água com sal com casca e tudo.
Depois de cozida, fica fácil tirar a casca com um cortador de legumes.
Levar os pedaços de abóbora para a panela, acrescentar mais 2 xícaras de água, a cebola, o gengibre e o alho.
Cozinhar por mais ou menos 40 minutos com a panela tampada.
Bater no liquidificador. e provar o sal.
Servir com cebolinha fatiada e umas folhas de salsinha.
Quando colocar na sopeira, acrescentar Yogurte e um fio de azeite.

Mania de Brownie

Não é de hoje que temos a mania de Brownie.
Na casa de Angra, saem até 2 fornadas por dia.
E a receita é super-simples e fácil de fazer.
Difícil é parar de comer.

Segue a receita:

Colocar na batedeira: 
200g de manteiga derretida e fria, 2 xícaras de Nescau, 1 xícara e meia de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de chocolate em pó, 6 ovos e 1 colher de chá de baunilha.
Bater na velocidade baixa até incorporar bem os ingredientes.
Colocar no tabuleiro untado e polvilhado e levar ao forno baixo até fomar uma casquinha dura e, em se enfiando um palito, este saia sujo de uma massa já meio encorpada.
Deixar esfriar e cortar os quadrados.
Depois é só tentar resisitri à tentação....

Voltando

Bem... escrever um blog é um compromisso....
Você começa de brincadeira e de repente, se vê responsável pela expectativa das pessoas que começam a te seguir.
Confesso que não sou muito fiel ao blog, mas minha fidelidade à cozinha é inabalável!!!!.
Nestes últimos dias, tem rolado bastante doce aqui em casa.
O forte são os rocamboles e os brownies.
Não há um dia sem eles .
E a Vitória já está uma craque no assunto.
Também, com a minha receita,
 o rocambole não falha nunca:

Antes de tudo, pré-aquecer o forno a 180 graus.
Untar o tabuleiro (40 x 25) com manteiga e forrar com papel impermeável, pincelado de manteiga também.

Para um tabuleiro médio, coloco na batedeira
 6 ovos e 6 colheres de sopa de açúcar.
A batedeira tem que ser forte como a minha Planetária Arno
Bater estes ovos e açúcar até ficar bem fofo e claro e não cair do batedor.
Peneirar separadamente,
 5 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de chá de fermento.
Desligar a batedeira e juntar a farinha, misturando levemente e acrescentar 1 colher de sopa de água.
Colocar no tabuleiro e assar até ficar dourado.
Já deve estar esperando sobre a pedra da cozinha, um pano de prato ligeiramente úmido e forrado de açúcar.

Para o recheio, pode-se usar doce de leite comprado pronto ou mesmo aquele feito com leite moça na panela de pressão.

Voltando....
Virar o rocambole no pano de prato , tirar o papel aos poucos, rasgando as tiras e enrolar o rocambole ainda quente, sem o recheio, para pegar a forma.
Deixar descansar um pouquinho e ficar morno, desenrolar e usar o recheio de sua preferência.

Gosto muito da  mistura de sabores doce e salgado. 
Uma boa idéia para lanches é rechear este mesmo rocambole doce com uma pasta de atum com Maionese. É só amassar o atum com a Maionese, colocar um pouquinho de mostarda e catchup e usar. Fica delicioso e diferente.