Estamos em 2020, século XXI.
E apesar de todos os avanços da medicina e da tecnologia, o mundo inteiro está ameaçado por um vírus invisível e assassino que está em todos os cantos.
Apareceu na China, segundo dizem pela pratica culinária de comerem morcegos.
Deus meu, porque não pegaram algumas das minhas receitas?
E, com este hábito bizarro, conseguiram espalhar o tal vírus por todo o mundo, causando milhares de mortes, uma catástrofe mundial.
Aqui no Brasil, o vírus chegou em fevereiro. Como bons brasileiros, não lhe foi dada a devida importância no começo e o bichinho acabou se espalhando, trazido de fora pelos poderosos que voltavam das férias internacionais.
Resumindo: estamos de quarentena, presos em casa, com medo de tudo, desde o corrimão da escada até o vizinho que cruza com você no elevador! Surreal!
A maioria das pessoas, apavoradas com o contagio exagerado, dispensou as funcionárias, com medo de que trouxessem o vírus de fora e com isso se viram obrigadas a pilotar o fogão.
Na primeira semana, eu dispensei a minha, até adorando me sentir dona da minha cozinha, mas na hora de pendurar a roupa na corda e arrumar a cama, Socorro!!!! Mudei de ideia e pedi para ela voltar.
Por isso, em tempos de Corona, vou procurar colocar aqui, receitas práticas e que não sujem muitas panelas.
Tenho horror a sujar panelas ! AA Neuza, minha funcionária, traz as panelas tão limpas que você pode se ver com um filtro do Instagram.
Tenho umas panelas de cerâmica francesas e comprei 3 vermelhinha na Casa e Vídeo que são facílimas de lavar. Recomendo a quem precisa cozinhar.
O microondas também ajuda muito.
Para fazer o arroz, sai perfeito.
terça-feira, 20 de janeiro de 2026
quarta-feira, 29 de junho de 2016
2016
Nossa!
O ano passou voando, parece que foi ontem que publiquei a nova postagem .
Nestes 320 dias de ausência , muita coisa aconteceu....
Viagens, doenças, festas, alegrias, tristezas, preocupações .....
Mas, a grande coisa é que a família cresceu 2 vezes.
A primeira, com o nascimento de Antonio, filho da Lou e do Ernani e a segunda, com o nascimento de Maria Alice, que completa hoje eu primeiro mês de vida, filha do Pedro e da Nica.
Estamos aqui em Angra, debaixo de uma chuva torrencial , aguardando a liberação do trânsito para poder voltar.
E então , resolvi procura no blog uma receita de cocada que não encontrei....
Vai que daí, sem ter o que fazer e procurando sempre o que comer, para não sair daqui mais gorda do que suportável , resolvi escrever.
Passamos um final de Ano gostoso com metade da família viajando.
Foi tranquilo, mas sempre com dificuldade para subir e descer as escadas da casa.
Neste final semana, surgiram 2 receitas novas:
Uma sobremesa, Mousse de Tapioca , e outra de salgado, Quiche de Gorgonzola e Mascarpone.
Além disso, estive em Miami em novembro , na casa da Jill, onde fui recebida como uma princesa , e trouxe de lá a ideia de uma salada de salmão, deliciosa e bonita.
Então, chega de papo e vamos às receitas.
Salada de salmão.
Se você usar só 100 g de salmão defumado , cozinhe 2 ovos e parta, ao comprido, em 4.
Corte 1 cebola roxa em 4 e depois em fatias finas. Coloque de molho na água e depois num vinagrete de balsamico, azeite e sal de alho. ( trago sempre de fora)
Corte a alface americana em pedaços de 2 cm.
Então, arrume as folhas no centro do prato , distribua as fatias de salmão alternando com as fatias de ovo e jogue sobre elas o vinagrete de cebola.
Deliciosa!
Quiche de Girgonzola
A massa da quiche é sempre a mesma que já dei aqui.
Para o recheio , bata no liquidificador 5 ovos, 1 triângulo de gorgonzola , 1 pote de Mascarpone, 1 lata de creme de leite e 1 pitada de sal.
Ponha sobre a massa e leve para assar.
Mousse de tapioca
1 xícara de tapioca
2 xícaras de leite morno
1 lata de leite moça
1 lata de creme de leite
Meia garrafinha de leite de coco
1 pacotinho de gelatina incolor devidamente dissolvida
4 claras em neve
Coco ralado
Coloque a tapioca para amolecer no leite morno.
Bata no liquidificador com os outros ingredientes e misture levemente às claras em neve.
Coloque na geladeira e enfeite com coco ralado.
Bem, vou ficando por aqui.
Tomara que consiga fazer novas publicações .
Até breve!
Feliz Ano Novo!
E em julho novamente!
Nossa!
Há quanto tempo não posto nada!
De lá pra cá, quanta coisa mudou!
Já fiz 65 anos e agora sou verdadeiramente terceira idade. Tenho até cartão de estacionamento para idoso!!!!
Realmente, em 1 ano e meio tudo está diferente!
Melhor não falar muito, pois todo mundo sabe o que está acontecendo .
Amanhã é dia 30, aniversário do Pedro, o terceiro, que completa 37 anos!!!
Hoje fiz o bolo de brigadeiro, que já postei a receita, mas agora com uma novidade.
Estou fazendo o brigadeiro no microondas .
O
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
Recém casadinhas III
Bem, gente! E o calor que não vai embora???
Então, sugiro continuar com as saladas.
Você pode servir com um frango grelhado, ovos cozidos ( eu adoro) ou peixe.
O badejo da Frescatto, vendido no Hortifruti é muito bom.
Assim você não corre risco de comprar peixe ruim e ficar com a mão mal cheirosa.
Sempre para fazer grelhados,
use uma frigideira com estrias, bem quente.
Tempere os filés com sal e pimenta em grão e coloque na frigideira untada de azeite para não grudar.
Então, seguem as fresquinhas
Alface, americana, Kani e manga
Esta fica boa para comer com uma omelete.
Aliás, não sei se já ensinei a fazer omelete.
É uma coisa simples e fácil, leve para um jantar de verâo.
Num copinho, misture 1 colher de chá de farinha de trigo
com 2 dedos de leite.
Misture para dissolver a farinha.
Bata 3 claras, junte as gemas , a mistura de farinha e
uma pitada de sal.
Aqueça a frigideira e derrame a mistura.
Abaixe o fogo para não queimar.
Você pode colocar algum recheio, como queijo, presunto, salsinha e até algum resto de legume se tiver,
mas a verdadeira Omelette é só de ovo.
Então, vá levantando as bordas e escorregando a parte crua, enquanto vira a parte que já está cozida.
Vá enrolando aos poucos até ficar toda fechada.
Ótimo e nutritivo jantar!
Outra salada:
Alface, gorgonzola, lascas de pera e nozes.
Se não tiver nozes, use qualquer coisa crocante.
Sabe aquele molho de balsãmico que já dei a receita?
É o ideal para esta salada e ela combina muito bem com
um filé de frango grelhado.
Se vocês tem alguém que cozinhe, a coisa é diferente, pois cozinhar, pode ser até divertido, mas arrumar a cozinha e limpar as panelas é que é complicado.
Aconselho às recem casadinhas, colocarem logo os maridos na linha.
Combinem primeiro, pois como se costuma dizer
" Combinado não é caro"!
Façam um acordo: vocês cozinham e eles lavam a louça e as panelas....
mas cumpram mesmo o acordo
Arrumem a mesa, façam a comida, comam uma deliciosa refeição juntos e depois, antes deles, corram para fazer alguma coisa,
menos voltar para a cozinha.
Assim eles vão se habituando....
Outra coisa difícil é ensinar a não jogar a roupa suja no chão...
Ensinem e não desistam; na vida tudo se aprende.
Tive outra idéia também:
Bifinhos de carne moída.
Muito fáceis de fazer: é só temperar a carne com sal, moldar os bifinhos e passar na frigideira quente com manteiga.
Gosto sempre de comprar a carne moída,
mas mando moer na hora e peço para limparem antes.
O Patinho é ótimo para isto.
Para combinar com estes bifinhos,
Salada de Frisé com beterraba cozida e molho balsãmico.
Pode ser também de:
Alface, tomate, pepino, pimentão amarelo e orégano.
Tempere com azeite e sal.
Bem espero ter ajudado um pouco.
Da próxima vez, teremos coisas melhores.
Hoje não estava inspirada não.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015
Recém casadinhas III
Oi, Oi....
Amanhã é sábado e provavelmente, vocês vão tomar um
Café da Manhã juntos, sem pressa...
Quer surpreender????
Faça Waffles!
Estes homens que na sua maioria são sem noção, vão ficar surpresos com o talento da queridinha, que sabe fazer
Waffles para o Café da Manhã.
Espero que todas tenham um liquidificador, pois é um eletrodoméstico essencial.
Para a receita dar certo, é importantíssimo que seja seguida à risca e vocês vão ver que não tem mistério.
Mas ,
sempre façam um charme, dizendo que é receita de família, especialidade sua.
Ah! Lembrem-se dos acompanhamentos:
manteiga, mel, Nutella ou calda de chocolate e, se quiserem incrementar, morangos, amoras, blueberries.....
Então , mãos à obra....
No liquidificador, coloque 3 ovos e bata até ficarem meio fofos.
Junte 1 xícara e meia de farinha de trigo e bata até ficar homogêneo.
Derreta um pouco de manteiga no microondas, numa potência baixa para não fritar e acrescente ao liquidificador,
( sempre me lembro da Lou que dizia: líquido de ficador)
7 colheres de sopa desta manteiga derretida e 1 xícara de leite.
Bata de novo até misturar.
Junte 1 colher de sobremesa de açúcar , 1 colher de sobremesa de fermento e 1 pitada de sal.
Bata por mais 3 minutos, contados no relógio.
Esquente o Grill na temperatura máxima e use um pincel para untar com manteiga.
Com uma concha, distribua a massa na máquina, apenas para cobrir os quadradinhos, porque ela cresce bastante.
Se sobrar massa, você pode fazer o restante e congelar já pronto.
Quando quiser usar é só esquentar no forninho elétrico.
Calda simples de chocolate.
11 colheres de sopa de Nescau
1 colher de manteiga
3 colheres de leite
Leve ao fogo até ferver.
Fica deliciosa e depois você pode guardar na geladeira,
para comer com sorvete.
Para a tarde de sábado, vendo um filme na TV, sugiro uma pipoca doce....
Vocês tem pipoqueira???
Se não tem , é preciso.
Misture num copo daqueles pequenos,
quantidades iguais de Nescau e açúcar.
Coloque óleo no fundo da panela, só para cobrir o fundo e
junte meia xícara de milho de pipoca.
Quando a primeira estourar, jogue a mistura de açúcar com Nescau, tampe a panela, abaixe um pouco o fogo e mexa sem parar até todas estourarem.
Fica uma delícia, igualzinha à da esquina!
Beijos e bom fds!!!!
Recém casadinhas II
Gente, como o tempo passa!
Revendo o blog, vi que a penúltima postagem foi em julho,
tempo de frio e nós agora, morrendo de calor.
Então, continuando para as recém casadas do século 21,
vou ensinar coisas básicas.
No século passado, quando me casei, era tão normal termos cozinheira como era fácil conseguir.
Eu sempre gostei de cozinhar, mas logo no início, tive uma cozinheira maravilhosa que me ensinou muito.
Foi com ela que aprendi a fazer um bife maravilhoso!
Só vestia branco e fazia questão de fazer refeições completas
com entrada, prato principal, acompanhamento e sobremesa.
E ainda era servido à francesa!!!
Hoje em dia admiro as minhas contemporâneas que conseguem este luxo, pois comigo já virou bagunça.
Então, para as recém casadas:
Arroz branco
Coque na panela uma colher de sopa daquele temperinho que dei ontem. Vá mexendo para não escurecer, mas fritar um pouquinho a cebola.
Junte 1 xícara de arroz cru, lavado e escorrido.
Frite um pouco e acrescente 2 xícaras de água e sal.
Quando levantar fervura, abaixe bem o fogo e tampe a panela.
O arroz vai crescer e quando estiver quase seco,
desligue o fogo e deixe terminar de secar no vapor.
Para o arroz integral, aprendi a dica com o
Claude Troisgros na TV.
Como este arroz é duro e difícil de cozinhar, faça como se faz macarrão: com bastante água e sal.
Quando estiver no ponto, é só escorrer.
Não deixem de fazer FEIJÂO!!!!!
Os maridos adoram e
lembrem-se que a maioria veio da casa da mamãe
que já era dona de casa veterana...
Infelizmente, ainda o machismo impera!!!!!
Cozinhem 1 quilo de feijão de uma só vez.
Coloque de molho de véspera, para tirar os gazes.
No dia, jogue fora aquela água do molho e coloque na panela de pressão com nova água, 3 folhinhas de louro.
Quando começar a pressão, abaixe o fogo e marque 30 minutos.
Numa outra frigideira coloque umas
4 colheres daquele tempero e 4 colheres de óleo.
Deixe refogar e acrescente à frigideira 1 colher de sopa do feijão cozido.
Amasse alguns grão e volte com ele para a panela.
Prove o sal e se precisar acrescente.
Depois de frio, coloque em potes pláticos e congele.
Você terá feijão fresquinho a semana toda para o maridinho.
E tenho certeza, vai fazer sucesso!
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
Recém casadinhas
Hoje escrevo para minha adorada quinta- filha,
meu bebê que agora se casou e está precisando de algumas referências culinárias.
Quando ela nasceu , foi a maior alegria de nossas vidas.
Eu já tinha a Lou, muito desejada também, que já estava com dez anos e que queria muito uma irmãzinha .
Foi uma alegria!
Não que não amássemos os meninos!
Mas, cada um a seu jeito, além de se socarem e
jogarem bola dentro de casa o tempo todo,
não ficavam bem com laços, fitas e babados que nós mulheres adoramos.
Então, veio a Claudinha.....
Hoje, casada e com 30 anos!
E depois a Vi, porta voz da família, lúcida, persistente, irreverente e mais fofa do que nunca .
É Hoje, a família é assim.
Bem, então,
em homenagem a ela,
aqui vão algumas dicas culinárias.
Para uma refeição completa, vocês precisam ter:
Grãos
Proteínas
Verduras e
Legumes
Para facilitar o dia a dia, preparem um tempero
que fique na geladeira,
para não ser preciso a toda hora ter que picar alho e cebola para o refogado.
Tempero pronto
3 cebolas grandes
6 dentes de alho
Oleo
Descasque e corte as cebolas em pedaços médios.
Descasque os dentes de alho.
Coloque no liquificador com meia xícara de óleo e uma pitada de sal.
Bata até formar um creme e guarde num pote tampado na geladeira.
Dica:
Tenha sempre 2 liquidificadores:
um para doces e outros para salgados.
Assim você não corre o risco de tomar suco de melancia com gosto de tempero.
Eu gosto sempre de começar com a salada.
Sempre colorida .
Pensei em algumas combinações para variar dos
inseparáveis alface e tomate .......
Não me lembro se já coloquei aqui, mas seguem novamente:
1- Rúcula, tomate em quadradinhos temperado com azeite, orégano, manjericão e lascas de parmesão.
2- Repolho picado fininho. Faça um molho a campanha com tomate, cebola, pimentão e vinagrete e misture o repolho picado deixando marinar por 2 horas na geladeira.
Aliás, para quem não sabe, o vinagrete é feito com 3 partes de azeite para 1 parte de vinagre,balsâmico ou gotas de limão.
Uma pitada de sal é um pouquinho de água.
Gosto de fazer naqueles copos de requeijão com tampa e sacudir. Depois pode- se guardar no mesmo copo na geladeira.
3- Agrião, tomate e pimentão amarelo picado. Se não gosta de pimentão, use gomos de laranja.
4- Alface crespa, cenoura ralada temperada com azeite, sal e alecrim.
5- Alface comum cortada bem fininha,
legumes cortados à Juliana ( cenoura, batata, chuchu, vagem,etc), temperados só com azeite e sal.
Se quiser incrementar, acrescente ervilhas em lata de boa qualidade.
6- Esta é do Gula Gula: frango cozido desfiado ( ótimo para aproveitar a sobra), cenoura ralada, batata palha e milho em lata. Misture uma colher de maionese com Yogurte desnatado e tempere, acrescentando sal e pimenta a gosto.
As melhores ervilhas e milhos enlatadas são da marca Bonduelle, mas da lata grande.
Aproveitando o tempo de calor, dou aqui uma receita de sorvete
Chicabon.
Fica igualzinho
4 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres rasas de Maizena (200ml)
3 copos de leite
2 latas de Leite Moça Nestlé
Numa panela, misturar a Maizena e o chocolate
com um pouquinho de leite para dissolver.
Juntar o leite restante e o Leite Moça.
Levar ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.
Deixar esfriar e levar ao congelador.
Quando começar endurecer, bater no liquidificador e
repetir esta operação mais 2 vezes.
Aliás, a nova lata de Leite Moça que não precisa de abridor é um show e facilita muito a nossa vida.
Nestes dias de calor sofridos, melados e quentes, nada melhor que uma saladinha e depois um sorvete.
O Hortifruti é o máximo e a cada dia aparece um novo.
Lá ,encontra-se tudo fresquinho,
num ambiente limpo e confortável.
terça-feira, 29 de julho de 2014
Esquentando o corpo
Para o Rio de Janeiro, o frio está enorme!!!!
De qualquer forma e para não perder a forma,
compareci fielmente à minha natação.
Água um pouco fria e muito frio lá fora.
Durante o dia, até o corpo fica quente depois de um exercício destes.
Mas, nada melhor do que uma boa sopa para nos aquecer.
Aliás, tomo sopa toda noite.
Já estou tão habituada e durmo tão bem e tão leve, que nem sinto falta de alimentos sólidos.
Mas, no almoço.....mando ver.
Nada melhor do que o arroz e feijão de todos os dias.
E a cada dia , uma coisa nova.
Para quem gosta de feijoada, é muito simples fazer uma pequenina.
Ótima para dias frios!
Não precisa ser aquela quantidade toda de carnes e salgados.
Hoje mesmo, depois de muita insistência,
fizemos uma mini feijoada de feijão manteiga.
Já estava querendo desde 6a feira....
Compramos lombo e costelinhas salgados,
paio e carne de peito fresca.
Aliás, a carne de peito dá um assado maravilhoso, desfiando.
Mas, para minha triste surpresa, quando fui colocar o feijão de molho no domingo, começaram a sair uns bichinhos pretos terríveis, com asa e tudo, os famosos carunchos.
Fiquei desesperada; porque quando me preparo psicologicamente para comer alguma coisa, tenho que realizar meu desejo.
Então, com aquele frio todo de domingo, fui às 9 da noite até o mercado pegar outro saco de feijão .
Olhei por fora e achei que estava bom, válido até 2015.
Coloquei de molho, sem catar nem nada .
No dia seguinte, para minha outra triste surpresa, lá estavam boiando dois carunchos.
Não acreditei.
As carnes tinham ficado de molho, a carne de peito esperando e o feijão, incomível para mim.
Desisti....
E aí, como tinha sobrado Rocambole de Frango do Domingo,
foi este o almoço frustrado de ontem.
Felizmente, hoje, foi uma festa.
Tivemos nossa mini feijoada de feião manteiga,
com direito a couve mineira e farofa.
À noite, tivemos Sopa de couve flor com aipo.
Leve ao fogo 1 cebola cortada grosseiramente, meio tablete de caldo de carne ou frango e 1 litro de água.
Acrescente 3 talos de aipo e deixe ferver. Enquanto isso, limpe e corte a couve flor e lave bem.
Acrescente à panela e quando estiver cozida,
retire os talos de aipo , junte 1 colher de manteiga, sal, pimenta,
1 pitada de noz moscada e bata no liquidificador.
Sirva bem quente e esquente seu corpo neste verdadeiro inverno.
segunda-feira, 28 de julho de 2014
Frio dá fome?????
E agora???
O frio começando e a vontade de comer coisas, aumentando....
Com ela, tudo aumenta: a perna , o pé, o traseiro....
As roupas encolhem.....
Meu Deus!
O que fazer para manter o corpo exigido pela mídia?
E que, mesmo na 3a idade nos faz parecer mais jovens?
É só comparar uma gorda de 26 anos e uma magra de 62 anos.
Em quem a roupa fica melhor?
Além do mais, gordura não ajuda em nada, principalmente depois dos 62.....
Então, o negócio é apelar para truques que enganem a fome e adquirir hábitos que nos ajudem a
emagrecer e entrar nas roupas que gostamos.
Penso que o a primeira coisa a fazer é
banir o açúcar do cardápio diário.
Ele é nocivo, traz diabetes e não tem nenhum valor nutritivo.
Então, encha a geladeira de frutas e gelatina.
É melhor comer uma banana do que uma barra de chocolate.
Invista nas sopas e nos chás; às vezes, basta um chàzinho quente para fazer a gente aguentar até a hora do jantar.
Mas de qualquer forma, vou continuar com minhas receitas, procurado coisas leves e quentinhas que alimentem e não aumentem o corpo.
Para emagrecer não é preciso passar fome.
Experimente tirar o açúcar, a farinha branca e as bebidas gasosas.
Comer farinha branca depois das 18 horas é um perigo.
A gente acorda faminta no dia seguinte.
Outra dica simples e útil é comer uma maçã todos os dias ás 5 horas.
Fácil de levar na bolsa.
Invista nas sopas.
O hábito de tomar sopas na hora do jantar, faz muita diferença.
Outra coisa a fazer é abandonar os refogados das sopas
Fica mais emagrecida!!!!!
Eu adoro esta de
ABÓBORA COM GENGIBRE
2 xícaras de chá de água
1 abóbora japonesa cortada ao meio
1 pedaço de 5 cm gengibre fatiado com casca
1 cebola branca cortada em 4
3 dentes de alho
Como é muito chato descascar a abóbora, cozinhe em água com sal com casca e tudo.
Depois de cozida, fica fácil tirar a casca com um cortador de legumes.
Levar os pedaços de abóbora para a panela, acrescentar mais 2 xícaras de água, a cebola, o gengibre e o alho.
Cozinhar por mais ou menos 40 minutos com a panela tampada.
Bater no liquidificador. e provar o sal.
Servir com cebolinha fatiada e umas folhas de salsinha.
Quando colocar na sopeira, acrescentar Yogurte e um fio de azeite.
Mania de Brownie
Não é de hoje que temos a mania de Brownie.
Na casa de Angra, saem até 2 fornadas por dia.
E a receita é super-simples e fácil de fazer.
Difícil é parar de comer.
Segue a receita:
Colocar na batedeira:
200g de manteiga derretida e fria, 2 xícaras de Nescau, 1 xícara e meia de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de chocolate em pó, 6 ovos e 1 colher de chá de baunilha.
Bater na velocidade baixa até incorporar bem os ingredientes.
Colocar no tabuleiro untado e polvilhado e levar ao forno baixo até fomar uma casquinha dura e, em se enfiando um palito, este saia sujo de uma massa já meio encorpada.
Deixar esfriar e cortar os quadrados.
Depois é só tentar resisitri à tentação....
Voltando
Bem... escrever um blog é um compromisso....
Você começa de brincadeira e de repente, se vê responsável pela expectativa das pessoas que começam a te seguir.
Confesso que não sou muito fiel ao blog, mas minha fidelidade à cozinha é inabalável!!!!.
Nestes últimos dias, tem rolado bastante doce aqui em casa.
O forte são os rocamboles e os brownies.
Não há um dia sem eles .
E a Vitória já está uma craque no assunto.
Também, com a minha receita,
o rocambole não falha nunca:
Antes de tudo, pré-aquecer o forno a 180 graus.
Untar o tabuleiro (40 x 25) com manteiga e forrar com papel impermeável, pincelado de manteiga também.
Para um tabuleiro médio, coloco na batedeira
6 ovos e 6 colheres de sopa de açúcar.
A batedeira tem que ser forte como a minha Planetária Arno
Bater estes ovos e açúcar até ficar bem fofo e claro e não cair do batedor.
Peneirar separadamente,
5 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de chá de fermento.
Desligar a batedeira e juntar a farinha, misturando levemente e acrescentar 1 colher de sopa de água.
Colocar no tabuleiro e assar até ficar dourado.
Já deve estar esperando sobre a pedra da cozinha, um pano de prato ligeiramente úmido e forrado de açúcar.
Para o recheio, pode-se usar doce de leite comprado pronto ou mesmo aquele feito com leite moça na panela de pressão.
Voltando....
Virar o rocambole no pano de prato , tirar o papel aos poucos, rasgando as tiras e enrolar o rocambole ainda quente, sem o recheio, para pegar a forma.
Deixar descansar um pouquinho e ficar morno, desenrolar e usar o recheio de sua preferência.
Gosto muito da mistura de sabores doce e salgado.
Uma boa idéia para lanches é rechear este mesmo rocambole doce com uma pasta de atum com Maionese. É só amassar o atum com a Maionese, colocar um pouquinho de mostarda e catchup e usar. Fica delicioso e diferente.
quarta-feira, 2 de abril de 2014
Tudo tem seu lado bom
Oi, gente:
Ontem passei para as muletas, já estou andando melhor.
Tive que colocar mais peso no pé direito e para isso o Said,
meu médico maravilhoso,
me colocou na balança.
Que surpresa!
Menos 4 kg!!!!
Ulala!
Não há um mal que não traga um bem!
Assim vou alcançar os 54kg tão almejados e
que me fazem sentir uma Miss!!!!
Força de expressão!
Então, fiquei pensando em colocar aqui umas receitinhas muito simples, da primeira dieta que fiz na vida, em 1974.
Upa, há quanto tempo!
A dieta era de um dos grandes e famosos médicos de emagrecimento; um gato, diga-se de passagem.
Cumpri a dieta à risca, e logo logo, voltei ao corpo de solteira, o corpo de antes da Gravidez.
Sim, porque, para mim ficar grávida sempre foi um dos maiores prazeres da vida e comia tudo o que podia.
Queria muito ter os 6 filhos que tive, curti bastante todos eles e hoje acho um milagre de Deus poder conviver com pessoas
tão maravilhosas, tão diferentes umas das outras,
mas nas quais encontro em cada uma um pedacinho de mim.
A dieta dele era muito básica.
No início, passava-se um pouquinho de fome, mas como somos seres humanos perfeitos, a adaptação era muito fácil.
Vale lembrar que naquela época, há exatos 40 anos atrás, não existiam todos os recursos light e diet, barrinhas, refrigerantes, enganações,etc, que existem hoje
Então, vamos ao primeiro dia:
Café da manhã:
1 xícara de chá ou café com leite
2 biscoitos Cream crackers ou 1 pãozinho sem miolo com manteiga
Almoço:
Purê de batatas
Peixe ao forno
150g de filé de peixe
1 cenoura aferventada
1 tomate
1/2 cebola
1/2 colherinha de manteiga
1/2 xícara de suco de tomate
1/2 beterraba
Pique os legumes em pedacinhos.
Tempere com sal, pimenta e mostarda
Numa forma de louça individual untada, colque o filé de peixe.
Cubra com os legumes picados e temperados .
Derrame por cima o suco de tomate e ase em forno quente por cerca de 40 min.
Sirva quente.
Obs: notem que a receita leva suco de tomate e não massa de tomate, que é engordativa.
Jantar:
Sopa de legumes
1/2 cubinho de caldo de galinha
1/2 cebola picada
2 dentes de alho amassado
1 xícara de abobrinha em fatias
1/2 xícara de cenoura picada
1/2 xícara de tomates cortados
1colher de chá de salsinha picada
1 xícara de água
Numa panela anti aderente, toste a cebola e o alho.
Junte os outros ingredientes cozinhe tampado até os vegetais ficarem macios.
Se necessário, acrescente mais água.
Na hora de servir, salpique com 1 colher de chá de parmezão ralado
Fígado ao suco
150g de fígado
1/2 xícara de suco de tomate
sal e oimenta à vontade
Salsa e cebolinha
1 colher de sopa de cebola picada
Ponha o suco de tomate numa panelinha.
Cozinhe em fogo brando juntamente com a salsa e a cebola. Tempere com sal e pimenta.
Junte o fígado e cozinhe de um lado e de outro por alguns minutos.
Retire do fogo , cubra a panela por 5 minutos e sirva.
É importante sempre comer uma proteína e
evitar os carboidratos à noite.
Esta é a minha experiência:
Se como farinha branca depois das 6, acordo faminta.
Se não gosta de figado, substitua por um filé de frango ou
100g de presunto.
Espero poder amanhã continuar com minhas receitas e
espero gostem.
segunda-feira, 31 de março de 2014
Fechou-se a cortina
Fechou uma cortina
Para quem não sabe, no dia 23 de janeiro caí e fraturei o fêmur.
Estou de molho há 2 meses e para ficar nova,
ainda tenho mais 2 meses pela frente.
Como tudo na vida, tudo mudou....de novo.
Cirurgia, hospital, cama, andador, fisioterapia, acompanhante....
De um segundo para outro a vida da gente muda,
assim como também em um minuto pode-se estragar um prato que se esteja fazendo com todo capricho.
Logo que caí, pensei: agora vou ter tempo de me dedicar ao blog...
mas, que nada...
Tudo é muito desconfortável e não dá muita vontade de fazer as coisas.
Ainda mais na cozinha!!!!!!!!!
Foi como se caísse uma cortina, fechasse um ciclo da vida e
estou na espera para começar outro.
Mas, hoje me animei.
Recebi o futuro sogro da Claudia e a mulher para jantar e resolvi colocar aqui as minhas receitas.
Também, conversei bastante com a minha amiga Jill, que é expert em cozinha e sabe tudo.....
O jantar ficou muito bom.
Fizemos, salada de figos enformados e presunto de Parma, Farfalle com molho de cogumelos selvagens, Roast bife com aspargos verdes e cenourinas, batata palha e arroz.
Para esperar os convidados, fiz uma pastinha de salmão com Cream-cheese .
Pena que não tirei fotos, porque até tenho agora uma máquina super especial, mas, na confusão me esqueci.
Vamos as receitas.
Pastinha de salmão
Bater no processador, 1 caixa de Philadelphia com 2 pacotinhos de salão defumado(200g), 2 colheres de sopa de Maionese, 2 colheres de sopa de Catchup.
Pode colocar uma pimentinha, se quiser.
Fica ótimo....
Esta mesma fórmula serve para atum, salsinha, ervas finas, salaminho, presunto, queijo Roquefort, alho, cebola, azeitonas pretas picantes....
Use sua criatividade sem medo.
Pode temperar com pimenta, noz moscada, mostarda,etc.
No Hortifrtti, tem também um Creme de Ricota que também dá pastinhas ótimas.
Massa com cogumelos selvagens da Jill
Colocar numa panela 3
colheres de azeite e 3 colheres de manteiga.
Depois de derretido, juntar 2
dentes de alho picados e 1 cebola roxa picada bem fina.
Acrescentar os cogumelos frescos picados (usei 2 bandejas de Shimeji e 2 de Shitake), um pouco de vinho branco seco e 1 colher de vinagre balsâmico.
Juntar pimenta do reino, sal
e fritar por 5 minutos.
Misturar à massa já cozida.
Salpicar salsinha muito fina.
Para a massa, alguns segredos:
Quando escorrer, guardar um
pouco da água do cozimento.
Colocar a massa numa tigela
de louça untada com azeite e na hora de servir, umedecer com a água separada.
Servir com um bom parmesão ralado .
A Salada de Figos enformados é simples e linda.
Adoro pratos coloridos e a mistura dos sabores.
Descasca-se os figos e corta-se ao meio.
Forra-se uma forma com plástico filme e vai arrumando as metades em camadas, apertando bem.
Arruma-se em uma forma camadas e coloca-se de véspera no Freezer.
No dia, tira-se para a geladeira e na hora de servir é só desenformar sobre uma cama de folhas verdes e arrumar as fatias de presunto .
Usamos para a salda aquele molho de balsâmico com azeite, Catchup, mostada e mel.
O prato principal era um Roast Beef de filé mignon, acompanhado de aspargos verdes e mini -cenourinhas.
Fizemos também uma linda travessa de batata-palha, para os complicados que não comem legumes.
Como sobremesa, fiz o meu pudim de claras, pois já tinha 2 copos de claras no freezer , acompanhado do creminho de Cremogema.
Tenha sempre no freezer um copo de tampa para guardar as claras, quando só se usa a gema.
Elas se conservam muito bem e são ótimas para suspiros, cobertura de tortas, Marshmellow e outras criatividades.
Creminho de Cremogema
Meio litro de leite
2 colheres de sopa de Cremogema
1 colher de sopa de açúcar 1 colher de chá de baunilha
1 gema de ovo
Dissolver o Cremogema no leite, acrescentar a gema , o açúcar e a baunilha e levar ao fogo para engrossar.
Servir numa molheira em separado.
Fiz também aquele bolo quente de chocolate, acompanhado de sorvete de creme.
Não sei se já dei a receita aqui.
Se não dei, darei em seguida.
sábado, 24 de agosto de 2013
Então,
estou ausente há muito tempo, mas nada como reencontrar alguns amigos, até porque os encontros virtuais atualmente, parecem nos aproximar, mas nada como estar de fato com as pessoas.
Portanto, hoje encontrei na piscina do Flu, meu amigo
João, de águas e gastronomia.
João é um CHEF.... Diferente de mim que desde os 7 anos faço minhas incursões à cozinha, dando minhas cacetadas, mas nunca entrei num curso formal , até em Paris, como ele.
Me interessei, porque, minha amada mãe, não sabia nem fazer um bife e a minha vizinha tinha uma mãe que fazia tudo e me deixava babando com o que via quando estava lá.
Tenho na minha lista alguns cursos particulares:
o primeiro deles feito na casa de uma senhora embaixatriz, chiquérrima, na esquina de Praia de Botafogo com Marques de Abrantes, onde aprendi pratos sofisticados, que só fazia aos domingos para o papai, que curtia bastante uma Boa Mesa.
Depois tive aulas com a D. Maria Luiza Goes, amiga da minha saudosa sogra, nuns encontros super agradáveis no play do seu prédio na Vieira Souto. onde eu era a mascote ( a maioria devia ter mais dos 62 que tenho hoje).
Depois vieram:
As Marias, Célia Portela, Phillipe Brie, Madame Amorim...e sobretudo a Elvira, quando fizemos sociedade naquele Buffet sem Nome que fazia desde pratos congelados até sobremesas para restaurantes e festas infantis.
Com ela aprendi bastante...Pena que sumiu...Foi para Paris com uma família e lá ficou. U!lá, lá!
Na época das aulas do Phillipe me veio a ideia de fazer mini bolos para dar de presente e, parece que ,como se propaga a Internet hoje em dia, a ideia veio à tona para muita gente e
apareceram bolinhos por todos os cantos.
Madame Amorim era famosa aqui pelo Flamengo.
Até publicou um livro!
Tive uma cozinheira, logo que casei, que vivia fazendo os cursos desta tal madame... Acabei indo também fazer com ela um curso de confeiteiro, para me aprimorar na arte , mas não rolou.
Tenho até hoje seu livro com receitas práticas que oportunamente colocarei aqui.
Bem, mas voltando ao João, ele postou no Face uma foto da torta de banana tirada do meu blog e adaptada por ele.
Curti, mas como não sou muito chegada à rede, nem vi que ele era do meu Blog
Claro, que ele como CHEF, mudou um pouco a receita e a Torta ficou maravilhosa!!!!!
Meu reencontro com o João me incentivou a voltar ao Blog e, daquela conversa de borda da piscina, nos surgiram várias idéias...
Sim, porque nadar, além de ser um exercício para o corpo é principalmente um exercício para o cérebro.
Quem pensa que a gente conta azulejos, está redondamente enganado...
Nem se vê os azulejos....
As idéias surgem lá do fundo do inconsciente e vêm à tona num desabrochar de pensamentos super interessantes; sem falar na terapia para resolução de problemas e no gasto calórico que nos permite comer quase tudo sem culpa.
NADAR É TUDO!!!!
Então, entre uma braçada e outra, pensei em recomeçar dando idéias para um lanchinho de amigas.
Depois que me mudei , tenho reunido as pessoas sempre com um "Petit Comitê"
mesmo com aquela mega cozinha onde espero um dia fazer grandes pratos.
Para um lanchinho bem apresentado, é preciso ter
algumas peças enfeitativas, como pratos de bolo com pé, taças de vidro de várias alturas e tamanhos, potes, cestas, guardanapos coloridos , panos coloridos,etc
No Dia dos Pais, reuni a família aqui e o lanchinho
ainda está fresquinho na cabeça.
Olhem o que fiz:
Numa taça de vidro alta, fiz uma Caprese com mini-tomatinhos, mini muzzarelinha de búfala, manjericão, rúcula, orégano, sal, pimenta do reino e bastante azeite bom.
Fica lindo, Tricolor como o meu Fluminense. Finquei vários palitos de churrasco para o belisco.
Fiz também um Empadão de Frango,
aquela receita que não leva nada verde nem vermelho, (para os chatos da casa),mas que fica úmida e que todos adoram.
Teve também Brie com geléia de damasco, facílimo da fazer,coloquei numa assadeira Le Creuset vermelha dentro da massa folhada.
Uma cesta de pães variados, incluindo o australiano, torradinhas e um prato de frios: presunto , peito de peru e queijo em fatias .
Tenho uma panela linda de cerâmica vermelha que ganhei da minha amiga Carmen e que vai direto para a mesa,
onde fervi mini Salsichinhas Ceratti compradas no Brasil Tropical do Cadeg (rua 9) e em volta, coloquei potinhos com
Mostarda, Ketchup e molho de tomate.
Uso sempre Grissinis bem compridos, num pote de vidro,
gostosos e decorativos.
Tinha também um Salmão defumado (do mesmo Brasil Tropical), super bom, da Frescatto, rodeado de blinis feitos pela Neuza. e à parte
potinhos com limão, ovo cozido, cebola picada e creme azedo.
Aliás, estou adorando os produtos Frescatto.
O Badejo é maravilhoso e o filé de linguado também.
Tem sempre no Hortifrutti.
Podem comprar que é bom!
Para sobremesa,
encomendei brigadeiros da Marcinha e fiz 2 bolos, 1 de massa branca coberto de brigadeiro preto e outro de massa de chocolate, também com brigadeiro e sorvete.
A mesa ficou linda, super chique, finalizada pela arrumação da Roberta que tem um talento especial para isto.
Chamei um garçon e assim ficou mais fácil o serviço.
Na verdade, foi tudo muito simples e gostoso,
mas vou ensinar como fazer.
Para a Caprese, compre porções iguais de Muzzarelinha de Búfala (as menores que encontro são do Hortifrutti) e tomatinhos cereja.
Corte os tomatinhos ao meio, escorra a água das muzzarelinhas, (deixe ecorrer bem) tempere com sal, pimenta, orégano, manjericão fresco, azeite e coloque na geladeira.
Na hora de servir, arrume na taça as folhas de rúcula, despeje a mistura. Finque os palitos!
Para o Brie, unte a assadeira, de porcelana, forre com a massa folhada Arosa( no Brasil Tropical tem o rolo dela já aberta) coloque o brie, cubra com geléia de damasco e cubra de novo com um disco de massa folhada, dando um jeitinho nas bordas.
Pincele com um ovo misturado e leve ao forno médio até ficar bem corado, quase marron.
Para o Empadão de Frango, a receita é muito simples.
Uso sempre a Margarina Qualy para fazer massas, embora muitos torçam o nariz para ela.
Se quiser usar manteiga também dá certo.
Para meio pote de Qualy (250g), 2 xícaras e meia de farinha de trigo, 1 ovo, uma pitada de sal e 1 colher de chá de fermento.
Amasse com as mãos até ficar tudo ligado.
Forre uma forma de aro, coloque o recheio e cubra.
Para o recheio, refogue 1 cebola picada em 2 colheres de manteiga, junte 1 peito de frango, dê uma refogada, acrescente água,sal e tampe a panela para cozinhar até ficar macio.
Enquanto isto, prepare um molho branco:
derreta 100g de manteiga junte 1 colher de sopa de farinha de trigo e torre esta farinha na manteiga até espumar.
Quando espumar, acrescente uma xícara de leite fervendo e mexa vigorosamente para não embolar.
Deixe esfriando.
Pegue o peito de frango cozido, desfie e junte ao molho branco.
Coloque meio copo de Requeijão Poços de Caldas, 2 colheres de parmezão ralado,acerte o sal, uma pitada de noz moscada e
se estiver bem frio,
derrame sobre a forma já forrada com a massa.
Para cobrir, pegue o restante da massa, faça uma bola,coloque entre 2 pedaços de saco plástico e abra com o rolo até ficar do tamanho da forma.
Levante um dos plásticos e cubra a massa, arrematando com os dedos.
Arrume o Salmão numa travessa comprida, cortado em 4, pois já vem fatiado na horizontal e arrume os blinis em volta.
Arrume a mesa com pratinhos de sobremesa (é lanche), guardanapos coloridos,cestas com pães, talheres. etc.
Não fica caro e fica prático!
Cada um se serve como quiser e agrada bastante.
Trarei outras idéias!
Até breve!
Assinar:
Postagens (Atom)
